As críticas do parlamentar ao ministro Milton Ribeiro foram ditas durante reunião da Comissão de Educação. Foto: Reprodução/Instagram.

“Que dia triste, um pequeno dia”. Foi com essas palavras que o deputado federal Idilvan Alencar (PDT/CE) iniciou suas falas direcionadas ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, em reunião da Comissão da Educação da Câmara Federal, na manhã desta quarta-feira (07).

O descontentamento do parlamentar diz respeito ao fato de a pasta ter ido ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Lei aprovada no Congresso Nacional que garante acesso à Internet para alunos das escolas públicas.

A proposta é de autoria do deputado cearense. “Ontem, o chefe do senhor ministro foi ao Supremo dizer que não quer dar conexão e tabletes para estudantes e professores do Brasil. E o senhor vem dizer que não é contra? E quem orientou o veto? Não foi o ministro da Educação?”, questionou Idilvan.

Durante reunião, o ministro disse que não se opõe à informatização das escolas públicas e a distribuição de tabletes para os estudantes, mas destacou que existem outras prioridades para a pasta no momento. “Temos, em todo o país, 54 mil escolas rurais que carecem de atenção especial. Temos 3.817 escolas sem energia elétrica. Oito mil quinhentos e vinte e sete estabelecimentos de ensino sem saneamento. Há 3.447 escolas sem água no Brasil e 36.054 escolas que não tem acesso à internet”, disse.

O deputado federal afirmou ainda que o Ministério da Educação está punindo aqueles que não foram realizar a prova do Enem no ano passado e não justificaram ausência, fazendo com que essas pessoas efetuem o pagamento da inscrição. Segundo lembrou, milhões de jovens de baixa renda não podem pagar a inscrição para realizar o exame e o ministro segue indiferente com a situação.

“Está penalizando os jovens. Eles não foram porque tiveram medo da Covid que os senhores  acham que é gripezinha. No Ceará, o governador pagou a inscrição de todo aluno, deu notebook para todo professor e estar dando tablet e chip para todo aluno”, disse. Para Alencar, apesar de reclamar da falta de orçamento para atender a algumas demandas da área, o ministro da Educação não tem executado o orçamento que existe na pasta.

“Falta é vontade política, falta empatia, falta respeito e sobra indiferença. O senhor sabe a importância da Educação na vida de jovens e crianças? E o senhor vem falar em legado? Fale sobre epitáfio, porque o senhor está matando a esperança de jovens e crianças. Eu lamento muito sua indiferença ao processo que está acontecendo no Brasil neste momento” – (Idilvan Alencar)