Encontro foi realizado na noite de terça-feira (06), com a presença do presidente estadual da legenda, o deputado federal Denis Bezerra. Foto: Reprodução/Instagram.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) se reuniu na noite de terça-feira (06) com o intuito de realizar um balanço sobre os avanços da legenda no primeiro semestre deste ano e traçar metas para o pleito de 2022. De acordo com o presidente municipal da agremiação, o vereador de Fortaleza Léo Couto, ficou acertado que a tendência da sigla para as eleições gerais é apoiar uma eventual candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República bem como estar alinhado com o PDT na disputa ao Governo do Estado.

No entanto, o dirigente ressalta que esta é a tendência atual, visto que as discussões em nível nacional podem refletir nas definições locais. Vale lembrar que o PSB do Ceará ainda não montou diretório definitivo e atua no formato de Comissão Provisória, ou seja, com autonomia partidária limitada.

Em 2013, por divergências com decisão nacional do partido sobre participação no pleito para a Presidência da República, o grupo político liderado pelo então governador Cid Gomes, deixou os quadros do PSB, levando consigo cerca de 500 filiados.

“A nossa conversa foi mais no intuito de conversar, saber como está o pessoal dos segmentos do PSB. Então se falou muito no cenário de 2022, de como está em Brasília as definições para o processo eleitoral, se será voto misto, Distritão, as dúvidas sobre o processo para as eleições 2022”, lembrou Couto.

Segundo ele, a ideia inicial é a de que o PSB mantenha a mesma tática utilizada em Fortaleza no pleito do ano passado, quando conseguiu eleger três vereadores para a Câmara Municipal. “Logicamente, quando for definida a modalidade, a gente vai traçar a estratégia. Mas a tendência é apoiar o Ciro, junto com o PDT, até porque a gente faz parte do grupo e seguiremos o PDT, aqui no Ceará”, ressaltou o dirigente.

Além dos três vereadores do PSB e outros ex-vereadores, também participaram do encontro representantes dos grupos temáticos do partido. O presidente estadual da legenda, o deputado federal Denis Bezerra, compareceu para sanar algumas dúvidas dos membros do partido sobre o processo eleitoral de 2022.