As novas eleições ocorrerão em Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. Imagem: TSE.

No domingo (01/8) eleitores de três municípios cearenses retornarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorrerão em Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, após o indeferimento das candidaturas dos prefeitos eleitos nas Eleições de 2020.

Os três municípios estavam sendo administrados desde o dia 1º de janeiro deste ano pelos respectivos presidentes de suas Câmaras Municipais, em razão de os candidatos a prefeito mais votados terem sido considerados inelegíveis por decisões confirmadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Não haverá eleição para vereador desses mesmos municípios. Só as chapas de candidatos a prefeito foram impugnadas por decisões dos juízes das respectivas Zonas Eleitorais.

Em Martinópole, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o indeferimento do registro de candidatura de James Bel (PP) ao cargo de prefeito. Na decisão, os ministros entenderam que o prefeito eleito estava inelegível para concorrer ao pleito por ter sido demitido por abandono do cargo de professor da rede municipal de ensino.

O prefeito eleito, mas impossibilitado de tomar posse, candidatou-se novamente para disputar as Eleições Suplementares, mas no último domingo (25/7) foi anunciado sua renúncia e substituição pelo candidato Betão do James Bel (PP). Betão Souza, como é conhecido, é o presidente da Câmara Municipal que assumiu interinamente a Prefeitura após a impugnação pela Justiça Eleitoral de James Bel. O adversário continua sendo Júnior Fontenele (PL), da aliança “A esperança do povo é a nossa força”.

No município de Missão Velha, o registro de candidatura de Dr. Washington (MDB), mais votado na disputa para prefeito nas eleições de 2020, foi indeferido pelo juízo da 16ª Zona Eleitoral. A decisão foi mantida pelo TRE-CE. O recurso ao TSE foi negado, monocraticamente, pelo ministro Edson Fachin. Na eleição suplementar, a disputa ocorre entre Dr. Lorim (PDT), da coligação “A esperança do povo”; e Fitinha (PT), da “Unidos pela vontade do povo”.

Já em Pedra Branca, o prefeito eleito Gois (PSD), teve o registro de sua candidatura indeferido, pelo juiz da 59ª Zona Eleitoral. O TRE-CE manteve o indeferimento do registro. Em decisão monocrática, o ministro do TSE, Luis Felipe Salomão, negou o seguimento ao recurso e manteve o indeferimento do registro. Em contrapartida, o prefeito eleito lançou a candidatura de seu filho Matheus Góis (PSD) ao cargo de prefeito para as eleições suplementares, que disputará com o Padre Antonio (PDT), da aliança “Eu acredito”.

Veja a lista completa dos candidatos:

Martinópole

Betão do James Bel – PP

Junior Fontenele – PL

 

Missão Velha

Dr. Lorim – PDT

Fitinha – PT

 

Pedra Branca 

Matheus Góis – PSD

Padre Antônio – PDT