Mais de 2.000 pessoas estão envolvidas e todo o processo eleitoral vai custar R$ 150 mil.

Neste domingo, 1º de agosto, o eleitorado dos municípios de Martinópole (25° Zona Eleitoral – sede em Granja/CE), Missão Velha (16ª Zona Eleitoral) e Pedra Branca (59ª Zona Eleitoral) irão às urnas para escolher os(as) novos(as) prefeitos(as) e vices.

O horário de votação será o mesmo das eleições de 2020, das 7h às 17h.

Em novembro do ano passado (2020), os candidatos mais votados nas eleições dessas localidades estavam concorrendo em situações irregulares conhecidas da Justiça Eleitoral, que ao final das disputas justificaram as cassações dos registros de candidaturas, ensejando a realização de novas eleições para a escolha dos prefeitos definitivos até o próximo pleito, em 2024.

As três prefeituras, desde primeiro de janeiro deste ano estão sendo comandadas pelos respectivos presidentes das câmaras municipais.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), depois da decisão final do Tribunal Superior Eleitoral sobre as novas eleições trabalhou para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura para todas e todos. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.

As equipes dos cartórios das Zonas Eleitorais (ZEs) dos três municípios (16° ZE, 25ª ZE e 59ª ZE), com o apoio de unidades do TRE, conduzem o pleito.

Nesse contexto, a Justiça Eleitoral do Ceará contribui para que 69.012 eleitoras e eleitores possam votar nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca.

Ao todo, nos três municípios, mais de 2.000 pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral: são mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE, e policiais.

O orçamento geral para as eleições suplementares de 2021 dos três municípios é cerca de 150 mil reais, gastos, principalmente, entre o projeto convocados (mesárias, mesários, distribuição de urnas e veículos).

O eleitorado apto a votar, nas eleições suplementares dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca são os(as) que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 3 de março de 2021 (151 antes das eleições), conforme disposto nas Resoluções TRE nº 810/2021, nº 817/2021 e nº 819/2021.

• Martinópole – 9.347 eleitores(as), que votarão em 33 seções, distribuídas em 9 locais;
• Missão Velha – 27.602 eleitores(as), que votarão em 92 seções, distribuídas em 36 locais; e
• Pedra Branca – 32.063 eleitores(as), que votarão em 129 seções, distribuídas em 71 locais.

Presidente
O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, acompanhará os trabalhos das eleições suplementares, no dia do pleito, em Missão Velha.

Nos municípios de Martinópole e de Pedra Branca, contribuirão com o pleito, respectivamente, o desembargador Emanuel Leite Albuquerque e o juiz do Pleno Eduardo Scorsafava. O objetivo das visitas é acompanhar de perto a abertura e o encerramento das eleições, bem como colaborar para o bom andamento dos trabalhos.

Zonas Eleitorais

Equipes

Em Martinópole, a eleição será conduzida pelo juiz eleitoral Hugo Gutparakis de Miranda, com o apoio do promotor eleitoral Victor Borges Pinho, da chefe de cartório da 25° ZE, Rejani Alves de Carvalho Sousa, e da equipe de colaboradores(as) da Zona.

O juiz eleitoral Djalma Sobreira Dantas Júnior está a frente dos trabalhos eleitorais da 16° ZE, em Missão Velha, e conta com a contribuição do promotor eleitoral André Luiz Simões Jácome, do chefe de cartório José Wellington Nogueira e dos(as) colaboradores(as) do cartório.

A eleição em Pedra Branca será liderada pelo juiz eleitoral Adriano Ribeiro Furtado, com a parceria da promotora eleitoral Karina Mota Correia, da chefe de cartório Iara Gabriela Macedo Benitez e da equipe de colaboradores(as) da 59° ZE.

Com informações do TRE.