Para quem tomou a vacina da Covid-19 é necessário esperar um intervalo de 14 dias. Foto: Reprodução.

A Secretaria Municipal de Fortaleza anunciou que será realizado neste sábado (24), de 8h às 16h30, o Dia D de multivacinação contra a gripe e outras 16 doenças para que a população atualize as vacinas em atraso.

O mutirão acontecerá em 112 postos de saúde de Fortaleza.

A vacina da gripe, segundo a secretária da Saúde, Ana Estela, é extremamente importante para a população, protegendo contra a síndrome gripal. A imunização está disponível para todas as pessoas acima dos 6 meses. É necessário esperar um intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19.

“Precisamos ter uma cobertura maior da população com essas vacinas do calendário normal para que a gente possa evitar muitas dessas doenças que são do passado, mas que continuam no presente. Algumas dessas vacinas são responsáveis pela erradicação de diversas doenças que podem retornar caso a gente baixe a guarda. Nós temos hoje, além da vacina da gripe, 16 outras vacinas que compõem o calendário normal da rotina de imunização da população brasileira”, explicou Ana Estela.

Ainda sobre o mutirão, a secretária concluiu: “a ideia é ampliar essa cobertura, vacinar nossas crianças, atualizar quem está com a vacina em atraso. Será um dia importante, uma ação relevante para nossos indicadores de saúde pública”.

Balanço da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19

Até o momento 1.379.365 pessoas receberam a primeira dose em Fortaleza, 26.486 receberam a dose única e 437.769 já receberam duas doses da vacina. Esses números refletem 52,3% da população que já recebeu uma dose ou dose única e 17,2% dos cidadãos fortalezenses já estão com o esquema de vacinação completo para Covid-19.

A SMS avisou que não há previsão de repescagem. A estratégia atual trabalha com ampliação de faixa etária. Hoje quem já tem 45 anos ou mais, residente do município de Fortaleza e está cadastrado no Saúde Digital pode procurar qualquer centro de vacinação para receber a primeira dose contra Covid-19 sem agendamento prévio.

“À medida que nós formos recebendo mais doses, iremos progressivamente ampliando essa faixa etária de liberação para receber a vacina”, explicou Ana Estela.

Quem faltou ao agendamento por motivo de doença ou está aguardando os 30 dias do início dos sintomas ou do teste positivo para a Covid-19, deve apresentar a comprovação do motivo para receber a vacina em qualquer posto. Quem faltou por motivo de viagem a trabalho, deve também comprovar com a passagem e declaração da empresa.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.