Para Fernando Hugo, a diplomacia é marca maior do presidente Evandro Leitão. Foto: ALECE.

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará avaliam como positiva a gestão do presidente Evandro Leitão (PDT) nesses primeiros seis meses de trabalhos do ano.

Dentre eles, o deputado Fernando Hugo (PP) chama esse período de “mudancista”, uma referência ao slogan dos governos de Tasso Jereissati (PSDB) e Ciro Gomes nos anos 90/2000.
“A partir de janeiro deste ano, um período de mudanças, usando bem o termo que se usa para descrever o Ceará das mudanças de Tasso Jereissati e Ciro Gomes, para cá, tem se visto na Assembleia. O presidente Evandro Leitão mostra uma administração diferenciadamente diplomata, por ser um presidente que trata todos com decência, com diplomacia, com educação, um diferencial. Não criou outro regimento, não rasgou a Constituição, não legislou diferenciadamente, aprendeu a lei divinal do respeito a tudo e a todos, tratando igualitariamente a oposição, a situação, os independentes e os funcionários da Casa. Evandro é um líder diferenciadamente diplomático, característica essa que marca sua liderança, abrindo espaço e diálogo com as mais diferentes ideias”, ressaltou Dr. Hugo.

Para o líder do governo, deputado Júlio César Filho (Cidadania), o discernimento, a imparcialidade e a abertura ao diálogo deram o tom desses primeiros meses. Ele lembrou a atuação de Evandro Leitão antes do Parlamento, destacando sua experiência como executivo e gestor de time de futebol, e ressaltou que as experiências anteriores agregam muito para a função exercida hoje. “Sua humildade conquistou não só os deputados, mas também todos os cearenses”, afirmou Júlio.

O deputado/suplente Ferreira Aragão (PDT) também lembrou a carreira anterior do presidente e sua maneira de tratar os demais colegas. O parlamentar parabenizou pela continuidade do projeto Mundo Azul, desenvolvido na AL e que atende crianças com autismo.

O deputado Salmito Filho (PDT) frisou que é desafiador liderar uma Casa essencialmente plural, mas o presidente consegue gerir com acolhimento, diálogo e respeito.

A deputada Dra. Silvana (PL) elogiou o carinho e o respeito do presidente Evandro e de seus assessores e reconheceu a capacidade de ouvir aqueles que estão na oposição política.

A capacidade de diálogo e o respeito aos parlamentares foram destacados também pelos deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas), George Lima (PV), Fernanda Pessoa (PSDB), Davi de Raimundão (MDB), Aderlânia Noronha (SD) e Diego Barreto (PTB).

A liderança aberta ao diálogo também foi destacada pelo deputado Elmano Freitas (PT), ao lembrar que Evandro Leitão já demonstrava isso antes de ser presidente da AL. Fato também elogiado pelo deputado Tony Brito (Pros), que ressaltou o equilíbrio e o esforço de dialogar com os outros poderes, órgãos, instituições e categorias profissionais, característica também destacada pelo deputado Bruno Pedrosa (Progressistas).

A gestão frente à pandemia da Covid-19 foi lembrada pelo deputado Antônio Granja (PDT). Guilherme Landim (PDT) ressaltou que o presidente da Casa ouviu as demandas parlamentares, levando-as ao Comitê Estadual de Combate à Covid-19.

O deputado Soldado Noelio (Pros) parabenizou o presidente Evandro pela condução da AL e pediu que o parlamentar seja um interlocutor entre os servidores da Segurança Pública e o Governo do Estado em busca de combater, juntos, a violência no Estado.

Segundo o deputado Renato Roseno (Psol), em um momento tão desafiador para o País, é fundamental a conduta de defesa da democracia do presidente da Assembleia Legislativa. Ele lembrou alguns dos desafios do Ceará que também requerem muito compromisso da Casa, como a situação de miséria de cerca de um milhão de famílias, a desigualdade, o combate aos diversos tipos de violência, além da necessidade de lutar pelos direitos humanos e meio ambiente.

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) destacou a capacidade de encarar os desafios do presidente da AL. “Suas iniciativas dignificam a AL, tornando-a efetivamente o que ela se propõe a ser, a Casa do Povo”, frisou.

O deputado Osmar Baquit (PDT) parabenizou pela condução da Presidência da AL, elogiou toda a família e a equipe de assessores e defendeu que Evandro Leitão “tem capacidade para voos mais altos”. E o deputado Lucílvio Girão (Progressistas) salientou que também acredita que o presidente da AL “pode galgar um cargo maior”.

A atuação da primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, foi lembrada pelo deputado Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas), que elogiou sua seriedade e simplicidade e pediu a Evandro Leitão apoio em projetos de enfrentamento da questão do alcoolismo no Ceará.

Os deputados Agenor Neto (MDB) e Sérgio Aguiar (PDT) salientaram que Evandro Leitão age como um líder, com grande capacidade e sem vaidade.

O deputado Moisés Braz (PT) elogiou a maneira como o presidente tem dialogado com toda sociedade civil, os poderes constituídos e, sobretudo, a população mais vulnerável. Enquanto o deputado Fernando Santana (PT), vice-presidente, destacou a condução dos trabalhos na Casa em um momento difícil como o da pandemia, classificando Evandro como um líder simples, humilde e com grande capacidade de ouvir.

Também se pronunciaram os deputados Nizo Costa (PSB), Oriel Nunes (PDT), Jeová Mota (PDT), Queiroz Fillho (PDT), Edilardo Eufrásio (MDB), Gelson Ferraz (MDB).

Com informações da Ascom/AL.

Veja o posicionamento do deputado Fernando Hugo na última sessão do semestre legislativo realizada quinta-feira (15):