Soldado Noelio (PROS) integra a “bancada da segurança” e faz oposição ao govenador Camilo Santana (PT). Foto: ALECE.

O deputado Soldado Noelio (PROS), durante discurso na sessão plenária desta quinta-feira (08) na Assembleia Legislativa, cobrou do governador Camilo Santana (PT) melhorias para o trabalho policial no Ceará.

Noelio abordou sobre a deficiência no quantitativo de viaturas da Polícia Militar para cobrir a Região Metropolitana de Fortaleza. Ele citou como exemplo um veículo do município de Madalena/CE. A viatura veio do município, que fica localizado a mais de 180 km, para ajudar na segurança do município de Caucaia.

Outro ponto comentado foi a falta de delegacias nos municípios do Interior do Estado.

“A falta destas delegacias acaba por atrasar o trabalho, que necessita se deslocar para outro município e fazer o registro da captura do bandido”, citou.

Ademais, ele criticou a falta de alguns direitos para o nicho da segurança, como a regulamentação de uma carga-horária de trabalho, rechaçando o fato do PM ter que pagar por sua saúde, através do Issec – Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará.

O auxílio-alimentação dos policiais, segundo o deputado do PROS, é o menor entre os servidores públicos, também foi lembrado.

“Se algum policial protestar por aumento no auxílio-alimentação vai acontecer o que o governador disse: “será utilizada a força da lei”, a “força do código disciplinar”. Quiçá, ele será preso”, observou.

Veja trecho do pronunciamento do Soldado:

O parlamentar clamou por ajuda do Executivo para driblar esses problemas. “Eu preciso que o governo nos escute. Não adianta eu ficar parabenizando o governador. A realidade, “lá na ponta”, é bem diferente”, disse. “A gente vê o Governo do Ceará gastando milhões com coisa supérflua e é visto policiais com graves problemas de comunicação”, apontou. Por fim, comentou sobre a propagação das facções criminosas no território cearense, que, segundo disse, ameaça famílias e prefeitos.

Para o parlamentar, sua fala é uma demonstração de apoio aos mais de 20 mil policiais trabalhando no efetivo da PM cearense.

Elogios

Soldado Noelio elogiou o trabalho executado pelo secretário da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), Luís Mauro Albuquerque Araújo, na “moralização” dos presídios e outras instalações do sistema no Estado.