Cid Gomes (PDT), Eduardo Girão (Podemos) e Tasso Jereissati (PSDB). Foto: Reprodução.

O gabinete parlamentar do Senado Federal, de cada um dos integrantes, pode ser composto por servidores efetivos, que ocupam cargos permanentes designados pelo parlamentar para o exercício de funções comissionadas e servidores comissionados, que ocupam cargos de livre nomeação e exoneração, também indicados exclusivamente pelo parlamentar.

O número máximo de servidores comissionados que cada gabinete pode nomear é 50.

Além disso, cada parlamentar está autorizado a manter um escritório de apoio às atividades, obrigatoriamente no seu estado de origem, mediante comunicação expressa à Mesa do Senado Federal e que conste o endereço completo de sua localização.

No escritório de apoio, somente poderão ser mantidas ou desenvolvidas ações ligadas ao exercício do mandato de seu titular.  As despesas de instalação e manutenção do escritório de apoio correrão por conta da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (CEAPS).

Segundo o Portal da Transparência do Senado Federal, o senador cearense Cid Gomes (PDT), possui 12 servidores comissionados e 3 efetivos em seu gabinete parlamentar em Brasília. Já em seu escritório de apoio, um localizado em Sobral e outro em Fortaleza, possui o total de 11 servidores.

Quanto ao senador Eduardo Girão (Podemos), mantém 9 servidores comissionados e 1 efetivo em seu gabinete parlamentar. Em seu escritório de apoio, localizado em Fortaleza, tem 4 servidores.

Por fim, o senador Tasso Jereissati (PSDB), conta somente com cargos comissionados em seu gabinete parlamentar, o total de 15 integrantes. No seu escritório de apoio, em Fortaleza, possui três servidores, todos comissionados.

 

Conheça os servidores do gabinete parlamentar e do escritório de apoio dos senadores cearenses:

CID GOMES

Pessoal de Gabinete em 2021

Pessoal de Escritório de Apoio em 2021

EDUARDO GIRÃO

Pessoal de Gabinete em 2021

Pessoal de Escritório de Apoio em 2021

TASSO JEREISSATI

Pessoal de Gabinete em 2021

Pessoal de Escritório de Apoio em 2021