Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará aprovaram projeto de autoria do Poder Executivo que autoriza o Governo do Estado a pagar a taxa de inscrição do Enem 2021 para alunos da rede público de ensino. A proposta foi anunciada recentemente pelo governador Camilo Santana e aprovada em regime de urgência pela Casa.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, fica autorizado a proceder ao pagamento da inscrição, no Enem 2021, de alunos que tiveram negado o pedido de isenção da correspondente taxa pelo Governo Federal e que estejam cursando ou concluído, há pelo menos um ano, o ensino médio em escolas da rede pública estadual.

“Essa mensagem foi anunciada pelo governador para poder trazer alento aos alunos que tentaram ter isenção da inscrição do Enem justamente pela dificuldade financeira que estamos vivenciando e a gente sabe que nem todo mundo tem condições. Infelizmente pela redução dos recurso do Governo Federal eles tiveram a isenção negada”, disse o deputado Júlio César Filho (Cidadania).

De acordo com o deputado Romeu Aldigueri (PDT), o valor não se resume apenas a números, pois representa oportunidade para milhares de pessoas. “Essa oportunidade pode até se materializar em comida para a mesa de milhares de famílias ou o direito de transitar pela cidade. Essa é uma das questões que não perde o foco do fortalecimento das políticas públicas”, disse.