Imagem: site Migalhas.

O 2º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza completa, nesta sexta-feira (04/6), um ano de criação por meio da Resolução nº 2 do Tribunal de Justiça do Ceará de junho de 2020.

A titular da unidade é a juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo.

Em julho de 2020, instalada pela Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e contando com seis servidores e seis estagiários, a nova Unidade recebeu 7.110 casos redistribuídos do 1º Juizado da Mulher, cumulativamente com processos novos que chegaram a partir do dia 22 de julho.

Apesar da pandemia, entre agosto de 2020, quando passou a operar formalmente, e abril de 2021, no 2º Juizado foram proferidas 1.479 decisões e 673 sentenças, além de produzidos 3.888 despachos, realizadas 169 audiências, expedidos 4.059 mandados judiciais, e devolvidas 691 cartas precatórias.

Também ocorreram aproximadamente 80 atendimentos diários pelo WhatsApp, com uma média de dois atendimentos diários no Balcão Virtual, todos pela própria supervisora da Unidade.

Hoje o 2º Juizado funciona na avenida da Universidade, nº 3.281, bairro Benfica, no mesmo imóvel onde fica o 1º Juizado.

Antes de se tornar titular do 2º Juizado da Mulher, a juíza Teresa Germana trabalhou por três anos como auxiliar do 1º Juizado da Mulher da Capital, onde obteve bastante experiência na área. “A produtividade vem aumentando mensalmente, com o acompanhamento diário das atividades. Neste ano, a pauta de audiências passou a ser de oito instruções por dia, além das audiências de custódia diárias, feitas virtualmente no período da manhã, à medida que os autos de prisão em flagrante são recebidos no acervo processual da Unidade”, conta a magistrada.

Com informações do site TJ/CE.