Ronivaldo Maia é historiador. Foto: CMFor.

O vereador Ronivaldo Maia (PT), em pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza, destacou que o ano de 2022 servirá para a celebração da democracia, uma vez que em sua avaliação, as eleições colocarão os brasileiros “no horizonte de uma república democrática”. Para o parlamentar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pretenso candidato à Presidência da República, deve se aproximar de partidos do Centro, a exemplo do que foi feito em 2002, há quase 20 anos.

Na avaliação do petista, que é historiador, até o dia 8 de março havia uma polarização entre o que ele denomina de “neofascismo”, representada na figura do presidente Jair Bolsonaro, contra o neoliberalismo. No entanto, quando foi restabelecido os direitos políticos de Lula, Ronivaldo acredita que houve um novo momento na polarização, agora entre a extrema-direita e a esquerda, representada na possibilidade de candidatura do ex-presidente petista.

“Esse País está carente de um projeto de Nação. Arrisco a dizer que a candidatura do Lula precisa dialogar, a exemplo do que foi feito em 2002, quando a candidatura do Lula dialogou com o Centro”, disse. Ele lembrou que o ex-presidente tem feito movimentos de proximidade com aliados históricos, destacando que o importante neste momento é pensar o projeto de Nação para o País.

“É necessário que a gente possa sonhar com brasileiro se alimentado três vezes ao dia. Hoje temos 20 milhões de brasileiros preocupados em como darão janta para seus filhos. Lula é retorno da esperança desse projeto. Um projeto que já foi testado e aprovado”, disse.

Ronivaldo afirmou acreditar que em determinado momento da disputa, PT, PSB, PCdoB, PSOL e até PDT, junto com outros partidos de Centro, estarão reunidos em defesa do País.

O vereador Júlio Brizzi (PDT) defendeu que as principais lideranças progressistas estejam reunidas, em defesa da democracia. Segundo ele, o pedetista Ciro Gomes tem realizado, há muitos anos, um debate sobre o projeto nacional de desenvolvimento.

“Para onde deverá caminhar a posição de Lula? Deve caminhar para o Centro? Esse é o caminho. Não devemos administrar apenas para o PT ou um projeto popular. Nós estamos agora melhor posicionados. O Lula é candidato e eu não tenho dúvidas. A que pese alguns avaliarem, gostarem, é um fato. Acho pouco provável Lula não ser candidato” – (Ronivaldo Maia)