Léo Couto é presidente do PSB em Fortaleza. Foto: Miguel Martins.

As movimentações político-partidárias em nível nacional, envolvendo quadros de outras legendas que estão ingressando no Partido Socialista Brasileiro (PSB), devem afetar as definições locais no Estado do Ceará para o pleito de 2022.

Essa pelo menos é a avaliação feita pelo presidente municipal da sigla pessebista em Fortaleza, o vereador Léo Couto, que sinaliza interesse do ingresso do governador Camilo Santana na agremiação. “As portas estão escancaradas”, disse.

Nas últimas semanas, nomes do PSOL, como o deputado federal Marcelo Freixo, e do PCdoB, como o governador do Maranhão Flávio Dino, definiram ingresso no PSB, que deve estar cada vez mais próximo da figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, potencial nome do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a Presidência da República em 2022.

De acordo com Léo Couto, as discussões em nível federal vão influenciar em todos os estados, principalmente, por conta da polarização em que o País está inserido desde as eleições de 2018. “O PSB é um partido muito alinhado com o PDT. Também temos alinhamento com o governador Camilo Santana, e as portas estão escancaradas para o governador. Essa discussão nacional vai afetar nossas definições locais. Vamos esperar para vermos como se movimentarão as peças para termos uma definição maior no Estado”.

Segundo o dirigente, a ideia para 2022 é continuar fortalecendo os quadros do partido elegendo o maior número de nomes para o legislativo estadual e federal, a exemplo do que foi feito na Capital do Estado no ano passado, quando o partido saltou de nenhum representante no Legislativo Municipal para três nomes.

“Se pegarmos os números de antes e de agora, vamos ver que houve um salto grande. Hoje temos três vereadores e um quadro fantástico, que é nosso vice-prefeito, Élcio Batista“, disse. Batista, inclusive, foi o nome defendido pelo governador Camilo Santana para compor a chapa vitoriosa no pleito de Fortaleza em 2020. A ideia para 2022 é que a legenda pessebista eleja até quatro nomes para a Assembleia Legislativa do Ceará.

Segundo Léo Couto, o partido deve se reunir nos próximos dias para definir as metas para o pleito do próximo ano. O dirigente destacou que é preciso aguardar algumas definições em nível de Congresso Nacional, como votação de projetos que devem influenciar nas eleições gerais de 2022.

“Temos que levar em consideração, por exemplo, a votação do ‘Distritão’, onde são definidos como eleitos os mais votados. Isso é importante para a formação da chapa”, disse.