Gabriel Aguiar é biólogo e a defesa ao meio ambiente é uma das bandeiras de seu mandato. Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.

Durante fala na sessão plenária desta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) celebrou a saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apesar do “atraso”, segundo o socialista. Salles foi exonerado da pasta na quarta-feira (23).

Para Aguiar, o ex-ministro era o maior inimigo da natureza do Brasil, sendo alvo de críticas por entidades internacionais que pediam sua saída da pasta. Além disso, havia os processos judiciais que está respondendo por crimes ambientais diversos, principalmente por tráfico ilegal de madeira da Amazônia, através da Operação Akuanduba.

O vereador também explicou a origem do termo akuanduba. É uma divindade indígena que observa atentamente a natureza e, quando alguém comete algum tipo de excesso na paisagem natural, ela toca uma flauta para reestabelecer a ordem daquele ambiente.

“Agora, finalmente, a Polícia Federal se pronuncia e afirma a corrupção do senhor Ricardo Salles, e diz que, ele só não está preso, pelo foro privilegiado. Tínhamos na principal pasta ambiental do Brasil um criminoso. Isto é muito sério e aguardamos a responsabilização pelos danos”, relatou.