Júlio Brizzi defendeu que tudo aquilo que estiver ao alcance das pessoas para tentar diminuir o contágio deve ser feito. Foto: CMFor.

Durante sessão ordinária, nesta quarta-feira (16), o vereador Júlio Brizzi (PDT) lamentou que notícias falsas continuem atrapalhando a gestão de políticas contra a Covid-19 no Ceará, e especificamente em Fortaleza. O pedetista apontou o presidente da República, Jair Bolsonaro, como o principal culpado pela lentidão da vacinação em todo o País, uma vez que chegou a rejeitar compra de imunizantes ainda no ano passado.

“Estamos no momento em que milhares de pessoas morreram por conta da Covid. É uma tragédia mundial, com fome, miséria, milhares de pessoas na linha de pobreza. É um momento dificílimo e em Fortaleza não é diferente”, disse o parlamentar.

Ele lembrou ainda que servidores da Casa e familiares de vereadores morreram por conta da doença. Por isso, em sua avaliação, a disseminação de notícias falsas sobre a pandemia tem sido prejudicial para aqueles que tentam implementar políticas públicas contra a doença.

“Será que quase 500 mil mortes no País e esse povo do presidente da República, da bancada a favor da Covid, se mantém contra o isolamento? Se tem que usar máscara, eles botam defeito, chamam de focinheira. Isso é criminoso”, acusou.

O pedetista defendeu que tudo aquilo que estiver ao alcance das pessoas para tentar diminuir o contágio deve ser feito. Ele voltou a criticar posicionamentos e falas do presidente Jair Bolsonaro contra o isolamento ou alguns tipos de vacinas. “O presidente recusou mais de 80 contatos da Pfizer. O presidente veio a público para dizer que não ia contratar, depois disse que a Coronavac não era segura, promove aglomeração, espalha doença. Qual a responsabilidade desse cara?”.

Brizzi também reconheceu o esforço de vários gestores estaduais e municipais para vacinar a população. Ele lembrou ainda que o Estado de Israel vacinou boa parte de sua população e somente agora liberou o uso de espaços fechados. “A gente está falando de vidas humanas. A política vale tudo? Não vale. Enquanto aqui tiver gente comprometida com a ciência, esse tipo de mentira não passa sem uma fala nossa”.