Outro canal para esclarecimento é o Disque Eleitor 148, que está disponível de segunda a sexta, das 7h às 13h. Arte: TRE/CE.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informa que todas as Zonas Eleitorais do estado possuem a ferramenta WhatsApp Business para agendamento no Balcão Virtual e para solução de outras dúvidas. Os contatos podem ser consultados no site do TRE-CE.

Destaca-se que o atendimento para emissão de 1ª via do título, transferência de domicílio, atualização de dados pessoais e revisão eleitoral é realizado, de forma remota, pelo Sistema Título Net, no site do TRE-CE.

Balcão Virtual

O Balcão Virtual atende questões relacionadas à atividade judiciária-forense oriundas do público externo, compreendido por advogadas e advogados e partes atuantes nos processos judiciais em trâmite nos respectivos graus de jurisdição. A ferramenta se destina ao atendimento realizado, por videoconferência, pelas unidades da Secretaria do Tribunal e Cartórios Eleitorais, durante o horário de atendimento ao público.

Por meio do WhatsApp, o público externo poderá agendar o atendimento pelo Balcão Virtual. Cada Cartório Eleitoral e cada uma das unidades da Secretaria do Tribunal atenderão a partir do número de telefone vinculado à plataforma WhatsApp Business. Destaca-se que a videoconferência deverá ser agendada, preferencialmente, para o mesmo dia da solicitação ou, no máximo, no próximo dia útil de expediente na unidade judiciária, seguindo a ordem cronológica das solicitações.

É vedado o uso do balcão virtual para o protocolo de petições, que deverão ser encaminhadas pelo Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), para processos eletrônicos, ou pelos demais canais disponíveis, em se tratando de processos físicos. O balcão virtual também não é aplicável aos gabinetes dos(as) magistrados(as), que informarão na página institucional do TRE-CE na internet os meios de contato disponíveis para atendimento.

Solução de dúvidas

Por meio da ferramenta WhatsApp, o Cartório Eleitoral também solucionará dúvidas do eleitorado, relacionados ao atendimento remoto ou a serviços disponíveis.

Outro canal para esclarecimento é o Disque Eleitor 148, que está disponível de segunda a sexta, das 7h às 13h. O Disque Eleitor é um serviço contínuo do TRE que presta informações aos(às) eleitores(as) de todo o estado solucionando dúvidas sobre as eleições e o cadastro eleitoral. A ligação para o 148 tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora.

Ouvidoria

A Ouvidoria do TRE-CE é o canal de comunicação permanente entre o cidadão e o TRE-CE. Por meio desse canal, são recebidos elogios, sugestões, críticas, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de informação, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

O(A) eleitor(a) podem entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone: (85) 3453-3857; do WhatsApp: (85) 99430-6318; do e-mail: [email protected]; ou do Sistema de Ouvidoria (SOU).

Atendimento Remoto

Para solicitações de alistamento (primeiro título); mudança de município (transferência); alteração de dados pessoais e regularização de inscrição cancelada (revisão), o TRE-CE disponibiliza ferramenta de atendimento virtual Título Net. O atendimento presencial está suspenso em razão da pandemia de covid-19.

Para fazer o requerimento, o(a) eleitor(a) deverá preencher o formulário com seus dados pessoais e anexar as imagens dos documentos solicitados ao formulário.

Destaca-se que a obtenção de segunda via do título eleitoral, durante esse período de suspensão do atendimento presencial, se dará exclusivamente por meio do aplicativo e-Título (via digital do título eleitoral), disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store para dispositivos móveis, conforme Resolução TSE nº 23.537/2017.

Fonte: Ascom/TRE/CE.