Projeto foi aprovado nesta quinta-feira (10). Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, na tarde desta quinta-feira (10), o projeto de Lei do Executivo municipal que amplia a margem para contratação de empréstimos consignados pelos servidores públicos, aposentados e pensionistas.

A matéria, que entrou extrapauta, tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia no cotidiano dos funcionários da gestão.

Com a medida fica garantindo o percentual máximo de 35% para empréstimos descontados na folha de pagamento e de 45% se for referente ao financiamento da casa própria. A iniciativa valerá até um ano após a publicação da Lei.

Na justificativa, o Executivo ressalta que a proposta tem como objetivo oferecer aos servidores municipais uma “forma acessível de crédito extraordinário nesse momento de dificuldade socioeconômica que assola o país inteiro”.

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) já havia apresentado projeto com a mesma temática e ressaltou a importância da iniciativa para garantir a proteção social daqueles que trabalham diariamente a serviço da população de Fortaleza.

“Essa foi uma das pautas levadas ao Executivo e fico feliz e honrada de poder falar dessa matéria que vem como projeto do Executivo. Será de grande valia, porque muitos servidores públicos estão vivendo situação bem específica e têm, agora, a possibilidade de recorrer para solicitar crédito consignado a mais”, afirmou.