Presidente da CPI, senador Omar Aziz ( PSD/AM), e senador Renan Calheiros (MDB/AL). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

Diante de queixas de senadores para acessar documentos enviados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o colegiado votou na manhã desta quarta-feira (09) a derrubada do sigilo de documentos e informações enviados à CPI sem justificativa para o sigilo.

Segundo o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB/AL), conforme o regimento, apenas informações bancárias, fiscais e documentos sobre segurança nacional e de interesse do estado brasileiro devem permanecer sob sigilo e são protegidos por lei.

A discussão foi motivada pelo senador Eduardo Girão (Podemos/CE). O parlamentar disse que a CPI espera receber nesta quinta-feira (10) o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e que há necessidade de “acessar alguns dados do Amazonas para formular perguntas”.

Na avaliação do presidente da CPI, senador Omar Aziz ( PSD/AM), há um número excessivo de documentos sigilosos. Para a senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA), o envio de documentos para a Comissão como sigilosos “parece uma estratégia” para dificultar o acesso da imprensa, por exemplo. Tem uma série de limitações. Precisamos ter um olhar claro para evitar essas manobras”, ressaltou.

Fonte: Agência Brasil.