Recesso só pode ser iniciado após aprovação da LDO 2022. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

A Assembleia Legislativa do Ceará deverá entrar de recesso parlamentar a partir de 17 de julho. Para isso, os deputados deverão aprovar, possivelmente em sessão que será marcada para dia 15/07 (quinta-feira), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente a 2022, último ano do governo Camilo Santana (PT).

A LDO deverá ser votada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação em 7 de julho, ficando pronta para apreciação em plenário. O presidente da Comissão de Orçamento, Sérgio Aguiar explicou que o prazo de apresentação de emendas por parte dos parlamentares encerrou em 10 de junho.

Ao todo foram apresentadas 38 emendas. Segundo ele, o relator, deputado Queiroz Filho (PDT), deverá analisar e apresentar seu parecer até o dia 30 deste mês.

“A LDO será determinante porque será o último ano do governo Camilo, o último ano também dos deputados que compõem esta 30ª Legislatura, e será fundamental para que se consolide a Transposição de Águas do Rio São Francisco, os projetos como Águas do Sertão e projetos que trazem incrementos no Porto do Pecém, fortalecendo a economia e a infraestrutura do Estado do Ceará em 2022”, explicou Aguiar ao Blog do Edison Silva.

Lembrou também que a Assembleia Legislativa só pode entrar de recesso parlamentar após a aprovação da LDO. A paralisação temporária dos trabalhos deverá durar cerca de duas semanas, retornando às atividades no início de agosto. Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, não houve recesso parlamentar no meio do ano.