Partido pretende ainda aumentar número de membros na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Foto: Divulgação.

Desde a semana passada, as principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará têm se reunido para definir as metas do grêmio para as eleições do próximo ano. Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o presidente da legenda, Antônio Filho, o “Conin”, afirmou que os debates ainda estão no começo, mas algumas linhas políticas já estão prevalecendo.

Nesta terça-feira (22), o diretório estadual do partido deu posse ao GTA que deve articular as táticas eleitorais para o pleito do próximo ano, tendo Ilário Marques como coordenador da campanha presidencial no Ceará.

De acordo com Conin, uma das definições no partido diz respeito a articulação de um palanque forte no Estado para o candidato à Presidência da República do Partido dos Trabalhadores. O dirigente foi cauteloso e não afirmou que o ex-presidente Lula seria o nome da legenda para a disputa em 2022.

Outra linha política que prevalece dentro da agremiação é a defesa do nome do governador Camilo Santana na disputa à única vaga ao Senado Federal no próximo ano. Vale salientar que, caso o chefe do Executivo aceite disputar o cargo, ele terá que se desincompatibilizar de sua atuação no Governo seis meses antes do pleito, o que tende a ocorrer até abril. Neste caso, a vice-governador Izolda Cela assumiria o mandato de governadora.

O PT também tem como meta aumentar as bancadas de deputados federais e estaduais. Atualmente, a sigla possui três parlamentares na Câmara Federal (Luizianne Lins, José Nobre Guimarães, José Airton Cirilo) e quatro na Assembleia Legislativa (Elmano de Freitas, Acrísio Sena, Fernando Santana, Moisés Braz).

No encontro desta terça-feira também se discutiu sobre a vinda do ex-presidente Lula ao Ceará, o que poderá ocorrer no próximo mês, conforme adiantado pelo Blog do Edison Silva. “Os debates ainda estão no começo, é muito cedo para definições. Mas algumas linhas já prevalecem. O mais será resultado de muito diálogo e construção política”, destacou Conin.

Na semana passada, a direção estadual se reuniu com membros da bancada do partido da Assembleia Legislativa, onde ficou definido que o partido daria um jeito de beneficiar suplentes que ainda não assumiram vagas na Casa. Os primeiros suplentes da coligação formada em 2018 por PT, PSB e PV são os petistas Guilherme Sampaio (Fortaleza) e Pedro Lobo, ambos vereadores no exercício do mandato.

Ainda na quarta-feira passada, houve uma reunião do Grupo de Trabalho e Ação (GTA) do PT nacional para discutir as eleições no Ceará. O encontro virtual contou com as presenças de Conin, Ilário Marques (coordenador do GTA Ceará), os três deputados federais José Nobre Guimarães, Luizianne Lins e José Airton Cirilo; além dos deputados estaduais Elmano de Freitas, Moisés Braz e Acrísio Sena  e o vereador Guilherme Sampaio, que preside o partido em Fortaleza.

Na oportunidade, José Airton defendeu, mais uma vez, a importância do PT ter candidato a governador, sucedendo a Camilo Santana. O parlamentar se colocou como pretenso candidato. “Estamos em um momento delicado em nosso País, onde precisamos construir um palanque leal e forte ao presidente Lula. Aqui também temos o pré-candidato Ciro Gomes, que é do PDT, e, evidentemente, esse palanque com o PDT se torna inviável. Temos que ter um palanque leal e fiel para o presidente Lula”, defendeu.