Para analisar a proposta de Júlio Brizzi (PDT) uma comissão especial foi constituída. Foto: CMFor.

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, desde a semana passada, projeto de Emenda Legislativa que inclui no texto da Lei Orgânica a palavra Juventude, visando garantir maiores direitos para esta parcela da sociedade fortalezense. De acordo com o autor da matéria, o vereador Júlio Brizzi (PDT), a não inclusão dos jovens na “constituição municipal” é “fruto do despreparo do estado brasileiro de entender e atender todos os brasileiros com políticas públicas”.

O parlamentar lembra que em 2007 houve mobilização nacional para se aprovar a chamada PEC da Juventude, acrescentando na Constituição Federal a palavra “juventude”. Da mesma forma, em 2013, foi criado o Estatuto da Juventude estabelecendo direitos humanos para os jovens, além de cultura, lazer, esporte e inclusão.

“Agora, esta Casa tem a oportunidade de incluir na constituição municipal direitos que não constam na nossa legislação. Fortaleza avançou muito nas políticas para a juventude nos últimos anos e vamos lutar ainda mais para isso”, disse o pedetista lembrando que um terço da população fortalezense é composta por jovens.

“Não tem como eles estarem fora do texto da nossa constituição. Espero que o quanto antes a gente possa analisar, discutir e, em breve, estar aqui na votação para termos essa conquista histórica para a juventude. Mas principalmente para a cidade de Fortaleza, investindo e acolhendo a sua juventude, e dessa forma, continuar sendo uma cidade melhor a cada dia”, concluiu.

Como a proposta de Brizzi visa modificar a Lei Orgânica do Município, uma comissão especial foi constituída para analisar o projeto. Dentre os membros do colegiado estão os vereadores: Gabriel Aguiar (PSOL), Lúcio Bruno (PDT), Danilo Lopes (Podemos), Larissa Gaspar (PT), Eudes Bringel (PSB) e Professor Enilson (Cidadania).