Supermercados lotados e com filas nos caixas funcionam em horário reduzido. Foto: Agência Brasil.

O Projeto de Lei 2027/21 inclui trabalhadores de hipermercados, supermercados, minimercados e mercearias no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, altera a Lei 14.124/21, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a doença.

O autor, deputado Beto Rosado (PP/RN), ressaltou que os funcionários de supermercados, por atuarem em atividade considerada essencial durante a pandemia de Covid-19, continuaram trabalhando normalmente.

“Essas pessoas se expõem diariamente ao contato com muitos clientes”, observou. “Nossa intenção é fazer com que esses profissionais, que enfrentam risco elevado de contaminação, tenham prioridade na imunização”, completou.

Rosado citou uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que mapeou os riscos de contaminação pelo novo coronavírus de vendedores varejistas, operadores de caixas, entre outros profissionais do comércio.

Segundo o estudo, esse grupo de trabalhadores apresenta, em média, 53% de risco de ser infectados pelo vírus causador da Covid-19.

Fonte: Câmara dos Deputados.