Evandro Leitão informou que, de acordo com sua idade, nesta sexta-feira (11) tomará a primeira dose da vacina. Foto: ALECE.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), defendeu, durante a abertura da sessão plenária desta quinta-feira (10/6), a necessidade de vacinação da população contra a Covid-19. Ele destacou que não basta as pessoas tomarem apenas a primeira dose, sendo necessário tomar a segunda para que todos estejam completamente imunizados.

O parlamentar informou que cerca de 13 mil pessoas no Ceará não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, e que no Brasil esse número chega a quase cinco milhões de pessoas.

“Temos que nos vacinar por completo, para que seja possível o retorno de uma vida normal. Espero que todos os irmãos cearenses sigam esse caminho e não deixem de se vacinar, quando chegar o momento”, reforçou.

No Ceará, foram aplicadas mais de três milhões de doses de vacinas, de acordo com o presidente da AL, colocando o Estado como o quarto do País em percentual de segundas doses aplicadas. “Nós estamos testemunhando uma busca incessante das nossas lideranças por vacinas desde o início. É um esforço coletivo do nosso governador Camilo Santana e de diversos prefeitos do Ceará”, enfatizou.

“Lembrando que as vacinas disponibilizadas não estão em fase de teste. Um gestor precisa ter responsabilidade nos atos e nas palavras”, completou Leitão, numa crítica velada ao presidente Jair Bolsonaro, que afirmou serem experimentais as vacinas hoje disponibilizadas no país.

Reabertura da AL

O chefe do Legislativo estadual registrou ainda algumas ações da Casa realizadas nos últimos dias. Evandro Leitão ressaltou que, no sentido de reaproximar fisicamente a Assembleia dos cidadãos cearenses, foram retomados nessa semana atendimentos presenciais de serviços, como o Procon Assembleia, a Casa do Cidadão, o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, a Procuradoria Especial da Mulher e o Departamento de Saúde e Assistência Social.

“É um retorno feito de forma gradual e responsável, respeitando todos os protocolos de distanciamento social e de higiene, e com atendimentos intercalados de 30 minutos entre uma pessoa e outra”, comunicou o presidente. O parlamentar alertou que todos esses serviços deverão ser agendados por meio do site da Assembleia.

Veja trecho do discurso do deputado: