Arte: Ascom/TRE/CE.

A cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – TRE/CE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, e do novo vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, acontecerá nesta sexta-feira (04/6), às 10 horas, de forma virtual.

Os empossandos estarão na sede do TRE, enquanto as autoridades acompanharão através de sala online. A solenidade terá transmissão ao vivo pelo Canal do TRE-CE no YouTube.

Os dois desembargadores serão os responsáveis pelas eleições do próximo ano, quando o TRE tem atribuição ampliada. Em eleições municipais como a do ano passado, o comando da disputa é dos juízes eleitorais das respectivas Zonas, mas quando a eleição é estadual, o comando de todas as atividades é do Tribunal, ampliando as atribuições do presidente, e, também do Corregedor Eleitoral.

Coletiva

Antes da cerimônia de posse, os dois desembargadores receberão, às 9h, a imprensa para entrevista coletiva presencial, na Sala de Sessões do TRE-CE. O presidente e o vice-presidente abordarão os temas prioritários na nova gestão da Justiça Eleitoral do Ceará, nos próximos dois anos. Entre os assuntos: o desenvolvimento de política institucional de atenção ao 1º grau; a reestruturação das Zonas Eleitorais do Estado; a conclusão da obra da Nova Sede do Tribunal Regional Eleitoral; e o planejamento integrado para as Eleições 2022.

Perfis

desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Desempenha as funções de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará desde 18 de fevereiro de 2011. É membro da 3ª Câmara de Direito Público, e permaneceu na Vice-Presidência e Corregedoria do TRE-CE, no biênio 2019-2021.

desembargador Raimundo Nonato Silva Santos concluiu o curso de Direito, Universidade Federal do Ceará, onde também cursou especialização em Processo Civil. É mestre em Direitos Difusos e Coletivos e pós-graduado em Ouvidoria Pública, lato sensu. É membro do Tribunal de Justiça do Ceará, desde 26 de julho de 2013 e presidente da 4ª câmara de Direito Privado. Atua ainda como ouvidor do TRE-CE.

Fonte: site do TRE/CE.