Fachada do edifício sede do TSE. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Indicadas pelo presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, só mulheres compõem a lista tríplice para vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. Essa é a primeira vez que a lista é formada apenas com nomes femininos. Os nomes serão encaminhados pelo STF ao presidente Jair Bolsonaro.

A vaga é referente à cota da advocacia e será disputada entre as advogadas Marilda SilveiraÂngela Baeta Neves e Maria Cláudia Bucchianeri. Esta será a terceira indicação de Bolsonaro ao TSE neste ano.

Marilda Silveira é advogada, mestre e doutora em Direto Público pela UFMG, coordenadora Regional da Transparência Eleitoral, professora de Direito Administrativo e Eleitoral, pesquisadora CEDAU e do Observatório Eleitoral. É membro do IBRADE, IBSEJUR e ABRADEP.

Ângela Cignachi Baeta Neves é advogada, mestre em Função Social do Direito-FADISP e pós-graduada em Direito Eleitoral pela PUC/MG. Vice-presidente do IBRADE – Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral e membro da Comissão de Direito Eleitoral do CFOAB.

Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro é advogada, mestre em Direito de Estado pela USP especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra/IBCCrim. Foi assessora-chefe da presidência do TSE e é fundadora da Abradep – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.

Pela Constituição, o presidente da República é obrigado a nomear um dos nomes constantes da lista.

Fontes: site Migalhas e ConJur.