Manifestação nas ruas do Centro de Fortaleza. Foto: Matheus Maciel/Facebook/PT/Ceará.

Membro de centrais sindicais, entidades estudantis, partidos de oposição, grupos indígenas, dentre outros, voltaram a se reunir neste sábado (19) em várias cidades do País em novo protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em Fortaleza os movimentos oposicionistas realizaram, no período da tarde, caminhada pelas ruas do Centro da Capital, Avenida da Universidade e se concentraram na Praça da Gentilândia, bairro do Benfica. Os manifestantes exigiam o impeachment do presidente da República com o slogan Fora Bolsonaro, vacina no braço, comida no prato e a volta do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600.

O primeiro ato de protesto deste ano foi realizado no dia 29 de maio.

Pelo país afora as bandeiras dos manifestantes foram as mesmas: pedido de extensão do auxílio emergencial de R$ 600, ampliação da vacinação contra a Covid-19, com a inclusão de outros grupos entre os prioritários, aumento das verbas para universidades públicas, ampliação dos subsídios para alimentação da população carente, críticas às políticas ambientais do governo.

Em Brasília, a concentração foi em frente ao Museu da República e reuniu manifestantes com cartazes e usando máscaras que seguiram para a Esplanada dos Ministérios.

No Rio de Janeiro, as manifestações ocorreram na Avenida Presidente Vargas.

Em São Paulo, o ato na Avenida Paulista superou o do dia 29 de maio. Por volta das 18h, segundo os organizadores, já eram cerca de 100 mil pessoas, 20 mil a mais que a manifestação anterior. A indignação foi ainda maior com o registro de 500 mil vítimas da Covid-19, marca que só foi alcançada no Brasil porque “Jair Bolsonaro decidiu ignorar o direito à vida e perseguir a imunidade de rebanho por contaminação”.

Fontes: Agência Brasil e Facebook PT/Ceará e nacional.