Roseno defendeu diálogo com o eleitor que votou em Bolsonaro em 2018 acreditando que iria eleger alguém “fora do sistema”. Foto: ALECE.

O deputado Renato Roseno (Psol) comentou na sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (10), sobre a gravidade do momento político e social no Brasil. Para o parlamentar, é necessário dialogar com aqueles que apoiaram o presidente da República, Jair Bolsonaro, no primeiro ou no segundo turno da eleição de 2018, para esclarecer alguns pontos que podem ter embasado os seus votos na época.

Na avaliação de Roseno, muitos eleitores foram levados a votar em Bolsonaro por uma série de motivos, como o cansaço com as antigas administrações, uma onda antipolítica ou a necessidade de ter alguém “fora do sistema”, na condução do País.

“Alguns acharam que o Bolsonaro era tudo isso, mesmo estando dentro do Congresso por 30 anos, nos mais diversos partidos, em uma história parlamentar marcada por muitos discursos populistas e nenhuma contribuição à sociedade brasileira”, apontou.

Após praticamente três anos da eleição de Bolsonaro, segundo Roseno, o cenário que se vê é de uma piora significativa do Brasil, nas mais diversas áreas. “A nossa geração tem uma série de desafios, como uma melhor distribuição de renda e uma economia mais altiva, mas não colhemos nada nesses três anos”, lamentou.

O parlamentar considerou que não há surpresa, quando o presidente ataca a democracia, criminaliza a imprensa ou manipula a sociedade, mas que é surpreendente a incompetência, a falta de sensibilidade e o desprezo desse Governo em relação à dor do povo brasileiro, sobretudo no momento de pandemia.

“É um Governo que destrói qualquer respeito à democracia, à Constituição e à legalidade. Você pode ter qualquer pensamento ideológico, mas esse Governo já deu provas de incompetência, de mentira, de manipulação e de desprezo à vida”, criticou Roseno.

Ele comentou que hoje temos um governo “que não dá exemplos, que não cuida da saúde, da economia, em que a sensatez e o bom senso não podem ser palavras atribuídas a essa gestão”.

Para o deputado, mesmo faltando mais de um ano para a próxima eleição presidencial, o momento clama a solidariedade da população que defende os valores democráticos. “A nossa responsabilidade é construir a democracia brasileira. E gritar fora Bolsonaro não é uma urgência momentânea, é uma necessidade histórica, pois para vencermos em 2022 é preciso vencer em 2021”, salientou.

Para os que ainda apoiam o presidente Bolsonaro, o parlamentar enfatizou que o “Brasil não merece o que está vivendo, pois a maioria do povo brasileiro é a favor da democracia e de uma política social sólida”.

Veja trecho do discurso do deputado: