Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral no Distrito Federal (PRE/DF), lança o Painel de Contas Eleitorais, ferramenta para apoiar os integrantes do Ministério Público Eleitoral na auditagem de prestações de contas eleitorais. Com dados de todo o território nacional, o portal poderá ser utilizado por todas as unidades do Ministério Público Federal (MPF), que poderão também sugerir melhorias aos desenvolvedores.

Idealizado pelos procuradores regionais da República, Valquíria Quixadá e José Jairo Gomes, o Painel de Contas Eleitorais foi desenvolvido em parceria com gestores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) e utiliza as bases de dados do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA) e do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) para trazer benefícios aos exames técnicos da contabilidade eleitoral, das finanças e do patrimônio de partidos e candidatos.

A ferramenta traz painéis estatísticos que facilitam ao usuário encontrar evidências de inconformidades nas prestações. Assim, a partir da recepção desses dados no Painel, procuradores e promotores eleitorais terão maior celeridade na auditagem das contas e no exame das hipóteses de irregularidades ou de eventuais crimes eleitorais, como omissões, impropriedades ou falsidades declaradas em prestações de contas.

Para os idealizadores, o painel é um importante aliado na defesa de eleições limpas, no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção eleitoral, bem como na prevenção e no combate ao financiamento partidário ilegal.

O acesso está disponibilizado no site da PRE/DF, acesse aqui.

Melhorias

Todos os integrantes do MP Eleitoral, entre procuradores, promotores e servidores são convidados a conhecer a ferramenta. Sugestões de melhorias podem ser encaminhadas aos desenvolvedores do projeto pelo seguinte e-mail [email protected].

Fonte: site do MPF.