Gardel Rolim relatou perdas na arrecadação da Prefeitura no primeiro trimestre deste ano. Foto: CMFor.

O líder do Governo na Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), afirmou ao Blog do Edison Silva que a redução de recursos por conta da pandemia da Covid-19 tem sido um desafio considerável para atender as demandas dos vereadores da Casa Legislativa. O pedetista aponta que somente imunizando a maior parte da população a economia voltará a funcionar a contento, o que poderia garantir à Capital cearense como o maior PIB do Nordeste no próximo ano.

No entanto, para vacinar a população, o Município depende dos imunizantes que são enviados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. De acordo com Rolim, por conta da redução dos recursos municipais neste ano, tem sido um desafio considerável atender a todas as demandas dos parlamentares da Casa Legislativa, em especial àqueles que compõem a base governista.

Ele destacou que no ano passado recursos foram transferidos para estados e municípios no intuito do enfrentamento da pandemia, o que não teria ocorrido neste ano. “Não tivemos o mesmo cuidado, nem para enfrentamento da pandemia nem no auxílio emergencial, que neste ano foi bem menor”.

Segundo Rolim, no primeiro trimestre de 2021, a receita do Município teve uma retração da ordem de mais de R$ 80 milhões, recursos esses que deveriam ser investidos em ações da Prefeitura na periferia da cidade, em ações de urbanização, saneamento, reformas de praças e equipamentos públicos.

“Tivemos que ter contenção dessas despesas. Mas a Câmara tem compreendido esse momento, dialogando com o Governo e colocado suas demandas, esperando o tempo certo”, explicou.

O parlamentar destacou que é preciso esperar o fim da pandemia e aguardar que em 2022 Fortaleza continue a ser o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste.

No entanto, para superar esse momento, a cidade depende dos imunizantes que são distribuídos pelo Governo Federal. “Temos visto uma dificuldade na entrega dos imunizantes. Nós criamos estruturas diversas e Fortaleza pode vacinar mais de 35 mil pessoas por dia. O que nos carece são as doses da vacina que são enviadas pelo Governo Federal. Como é uma ação em conjunto, a gente carece de mais doses da vacina para vacinar nossa população nos próximos meses”.

Veja trecho da entrevista com o vereador Gardel Rolim: