Em 2022, Tasso Jereissati encerra seu mandato de oito anos como senador da República. Foto: Divulgação.

O nome do senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) voltou a ser citado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a disputa à Presidência da República, como a possibilidade de unir a sigla tucana.

Foi o que afirmou em sua coluna no portal UOL, nesta segunda-feira (07/6), o jornalista Kennedy Alencar. De acordo com Alencar, FHC quer fazer acordo com  o partido para lançar o parlamentar do Ceará como candidato à Presidência da República em 2022.

Dois seriam os obstáculos: a divisão que existe atualmente no PSDB, com eventuais quatro candidaturas internas e a família do senador cearense, que seria obstáculo para essa possibilidade, uma vez que uma disputa deste tamanho seria desgastante para a saúde de Tasso.

No último mês, o nome dele foi sendo sondado, aos poucos, principalmente por Fernando Henrique Cardoso, que acredita ser um potencial candidato moderado, de Centro.

Além de Tasso, outros nomes que estariam sendo colocados pela legenda são o do governador de São Paulo, João Dória; o do chefe do Executivo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Por sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Tasso tem encontrado uma vitrine para se apresentar ao grande público nacional.

Em 2022, o senador completa oito anos de mandato no Senado Federal, e poderá tentar reeleição ou disputar uma vaga no Executivo. Em 2010, depois de ser derrotado nas urnas, o tucano chegou a afirmar que iria se aposentar da vida política e se dedicar aos netos. No entanto, quatro anos depois, em 2014, foi eleito com 57,91% dos votos, contra 39,37% do segundo colocado, Mauro Filho, então no PROS.

Opositor Jair Bolsonaro, Tasso afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que o presidente da República será responsabilizado pela política de enfrentamento à pandemia no País. “A responsabilização, com certeza, vai chegar ao presidente Bolsonaro. Evidentemente. Porque todas as declarações que coincidem, em todos os aspectos, levam ao grande mentor, não como um grande mentor intelectual, mas o grande ordenador”, afirmou.