Na semana passada, um dia após se reunir com o prefeito Sarto, o vereador Lúcio Bruno criticou demora no retorno das atividades econômicas na Capital. Foto: Divulgação.

Tem sido perceptível nas últimas semanas um certo distanciamento entre alguns vereadores da base governista do prefeito Sarto, principalmente quadros do PDT mais alinhados com a gestão passada do ex-prefeito Roberto Cláudio. O tema é tratado nos bastidores da Câmara Municipal de Fortaleza com ressalvas, onde poucos comentam em público, mas dão pistas do que estaria ocorrendo.

De acordo com membros da base, o problema estaria ocorrendo por conta da falta de prestígio de alguns parlamentares pedetistas junto ao Governo Municipal, diferente do que ocorria com eles na gestão passada. A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), quando da discussão sobre a Reforma da Previdência, criticou publicamente a falta de diálogo da gestão e da liderança do Governo na Casa.

Passado esse momento, a parlamentar demonstrou maior proximidade com a gestão. No entanto, o esposo da vereadora Ana Paula, o ex-vereador Márcio Cruz tem sido crítico do Governo Sarto, principalmente, nas redes sociais. Na semana passada, também chamou a atenção a reclamação feita por Lúcio Bruno sobre a demora para a abertura de alguns setores comerciais da Capital na pandemia. Isso um dia após participar de reunião com o prefeito.

Por outro lado, o vereador Márcio Martins (PROS), líder da oposição, tem feito elogios ao prefeito Sarto pelo diálogo que tem mantido com quadros da bancada oposicionista, o que segundo ele, não acontecia na administração do ex-prefeito Roberto Cláudio. Para o líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), cobranças são normais dentro da base, importando, porém, a unidade no momento de votação de interesse do Executivo.

“Esse tema do retorno das atividades é muito sensível aos vereadores, porque somos nós que estamos mais próximos da população. É um debate intenso, não somente na bancada do PDT, mas entre todos os vereadores. Tenho que dizer que o PDT e a base têm estado coesos neste sentimento. Todas as matérias do Governo que chegaram tiveram boa aprovação dos vereadores, inclusive, com votos da oposição“, justificou.

Defesa

Márcio Martins avaliou que a tensão ocorrida dentro da base ocorre por conta de vereadores ligados à gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, que segundo ele, “não aceitam que a gestão mudou”. “Querem continuar com o mesmo reinado que tinham na gestão Roberto Cláudio. Eu acho que o Sarto está certo e os colegas precisam entender que mudou. Embora sejam aliados, o prefeito agora é outro”, apontou.

O descontentamento da base não se limita a quadros do PDT. Membros de outros partidos também demonstram insatisfação em votações nas Comissões Técnicas da Câmara, pedindo vista de matérias do Governo e não fazendo defesa da gestão ante ataques feitos pela oposição.

Veja o posicionamento do líder do Governo, Gardel Rolim (PDT):