Marcelo Freixo e Flávio Dino buscam alternativas para derrotar Jair Bolsonaro no pleito de 2022. Foto: Leonardo Hladczuk/Ascom/Freixo.

Nesta terça-feira (22), o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, assinaram suas filiações ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento ocorreu em Brasília/DF.

Flávio Dino iniciou seu discurso comemorando o “delicioso sabor” do encontro e do reencontro que a filiação ao PSB traz e advertiu para a necessidade de todos estarem vigilantes contra as ameaças à Democracia, como aconteceram e se concretizaram em 1964.

“Estar no partido de João Mangabeira, Miguel Arraes, Evandro Lins e Silva, Hermes Lima, Evaristo Moraes Lima, para mim, como advogado, é uma honra. Condenso em mim traços característicos do nosso Estado, meio Amazônia, meio Nordeste”, pontuou.

Dino citou sua amizade com Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, falecido num acidente aéreo em 2014. “Gostaria que minha ficha de filiação fosse abonada pelo meu querido amigo e governador Eduardo Campos. Por isso, estar no PSB é uma forma de homenagear a memória, a trajetória e a vitória de Eduardo”, lembrou.

O governador frisou a importância das Eleições Gerais de 2022 e de uma ampla união de partidos a favor da democracia. Para Dino, derrotar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não é uma tarefa para poucos, nem para muitos, é tarefa de todos.

“O momento atual exige muito da militância patriótica e socialista do Brasil, a Eleição de 2022 não é uma eleição qualquer, não é uma a mais, é uma batalha fundamental em torno de tudo que conseguimos concretizar, plasmado na Constituição de 1988. O pleito de 2022 é um pleito entre os que querem a continuidade da democracia e os que querem o extermínio e destruição da nação”, opinou.

O governador finalizou sua fala pedindo uma quebra de preconceitos e resistências para que a democracia possa prevalecer. “Venho modestamente trazer uma palavra de uma união ampla, união entre comunistas, socialistas, trabalhistas, lulistas, petistas, liberais progressistas, católicos e evangélicos progressistas e sobretudo os que não tem opinião política, é com eles que temos que falar acima de tudo”.

Marcelo Freixo

Outro filiado, o deputado federal Marcelo Freixo disse que sua decisão foi tomada de forma madura, com muito brilho nos olhos e convicção de que contou com um colhimento, responsabilidade e cuidado grande por parte dos membros do partido, especialmente do presidente da executiva nacional do PSB, Carlos Siqueira.

“A democracia está em risco nesse país e a gente precisa admitir o tamanho desse risco e isso precisa ser compatível com o tamanho da nossa responsabilidade, que é muito grande. Vamos construir uma grande frente em defesa da democracia e da vida. Não podemos deixar a democracia escorrer pelos nossos dedos, não podemos assistir a isso da varanda, e o PSB é o lugar decisivo para isso”, afirmou.

Freixo destacou a história de luta do PSB ao longo dos seus 73 anos como um dos motivos de sua filiação. “Eu e Dino estamos entrando num partido que tem história, não é um partido que está começando agora. É um partido que foi fundamental e tem sua história de luta por liberdade e democracia. Então, faz muito sentido nesse momento na história do Brasil e de autorreforma, a gente estar vindo para o PSB. Essa é uma feliz coincidência e a gente quer contribuir com essa autorreforma”, disse.

Para o deputado fluminense, a política precisa ser pedagógica, capaz de falar com os diferentes e com os indiferentes e, fundamentalmente, ser capaz de ouvir. Segundo o socialista, a Eleição de 2022, assim como citado por Flávio Dino, será a mais importante da história do país diante das ameaças que a democracia está vivendo sob o governo de Jair Bolsonaro.

Marcelo Freixo deverá ser candidato a governador no Rio de Janeiro nas Eleições de 2022 e destacou que a luta contra o crime organizado no Estado será sua principal bandeira. “A luta no Rio de Janeiro não é da direita contra a esquerda. É uma luta da civilização contra a barbárie, contra o crime organizado que se estabeleceu naquele Estado e vem arrancando a capacidade do Rio de Janeiro de ser um lugar feliz”, apontou.

Com informações da Ascom/PSB.

Veja trecho do discurso do governador Flávio Dino na solenidade de filiação ao PSB: