Enfermeira Ana Paula propôs a criação e presidiu a Frente no primeiro semestre deste ano. Foto: CMFor

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19, a vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), destacou as ações realizadas pelo colegiado nos últimos dois meses, visando acompanhar atos da Prefeitura no combate à pandemia do novo coronavírus em Fortaleza.

De acordo com a pedetista, a intenção do grupo, desde sua idealização, foi tornar cada vez mais transparente as atividades realizadas em torno da vacinação da população.

“Nossa Frente Parlamentar busca, desde o início, que a sociedade acompanhe o processo de pandemia da forma mais transparente. A gente deseja alcançar o máximo de pessoas possíveis, levando o recado de que só temos um caminho para sair dessa pandemia que é através da vacinação”, disse.

Segundo ela, a Câmara Municipal cumpriu papel essencial na cobrança de mais doses de vacina para a população e no cumprimento rigoroso como agente fiscalizador do Executivo.

Dentre as ações realizadas pela Frente nos últimos meses estão: a fiscalização no andamento da vacinação no Centro de Eventos; mobilização e articulação para a retomada da vacinação dos profissionais da saúde; protocolo junto ao Ministério da Saúde solicitando a disponibilização de mais doses para o Ceará; e atuação contra o edital nº 005/2021 da Secretaria da Saúde do Estado que credenciava farmácias como locais de vacinação.

Mobilização

O colegiado realizou reuniões com diversos segmentos da sociedade; com os pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Uece (LBBM), que estão desenvolvendo uma vacina 100% cearense contra Covid-19; bem como com o Ministério Público para alinhamento de conduta na celeridade do processo de vacinação.

O grupo também esteve à frente de uma campanha de mobilização da população sobre a necessidade do uso da máscara, álcool e o distanciamento social após a vacinação.

Instituída no dia 7 de abril de 2021, a Frente é composta pelos vereadores: Ana Paula (PDT), presidente; Gabriel Aguiar (PSOL), vice-presidente; Ana do Aracapé (PL), Danilo Lopes (Podemos), Guilherme Sampaio (PT), Júlio Brizzi (PDT), Kátia Rodrigues (Cidadania), Larissa Gaspar (PT), Lúcio Bruno (PDT).