Renato Roseno lamentou que muitas pessoas não têm acesso à internet para realizar o cadastro. Foto: ALECE.

A sessão plenária desta quinta-feira (17) da Assembleia Legislativa do Ceará teve diversos momentos em que parlamentares trataram da importância de se realizar o cadastro para vacinação contra a Covid-19.

Na abertura dos trabalhos, em pronunciamento breve, o presidente Evandro Leitão (PDT) exaltou o fato de que o Ceará pode tornar-se a primeiro estado do Brasil a vacinar 100% da população apta a ser imunizada.

“Levantamentos indicam que até setembro, 15 estados brasileiros vacinem por completo suas populações. No Ceará, a previsão é que até o dia 25 de agosto todos acima de 18 anos estejam vacinados”, adiantou.

O deputado reiterou a importância de fazer o cadastro da vacinação e comparecer para receber ambas as doses, completando todo o esquema vacinal.

Sem acesso à internet

Renato Roseno (PSOL) informou que, na terça-feira (15/06), obedecendo ao cronograma de vacinação por idade, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca. O parlamentar registrou agradecimento à ciência, ao SUS, às políticas sociais e aos trabalhadores que o acolheram no posto de saúde.

O deputado ressaltou que milhares de pessoas não tiveram acesso à primeira dose da vacina em razão da falta de acesso à internet. “Mais do que nunca, é necessário ter em conta a internet como um direito e serviço essencial”, pontuou.

Para Roseno, é preciso ampliar o acesso à internet para ampliar também o acesso à cidadania. “Se você puder cadastrar alguém que você conhece, cadastre. Essa é, talvez, uma das mais nobres tarefas a que nós possamos nos dedicar agora. Mais do que isso, temos que nos dedicar para que isso seja uma política pública: ter acesso à internet para ter acesso à vacina”, enfatizou.

O parlamentar comunicou ainda que, de acordo com o vacinômetro, há, em estoque, 185 mil doses da D1 (primeira dose) da vacina não aplicadas. “Precisamos ampliar a estrutura para ampliar a cobertura de vacinação. Para isso, é necessário ampliar número de postos para vacinação, utilizar equipamentos públicos para isso”, frisou.

Solidariedade

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) fez um apelo para que a população se ajude no cadastro de vacinação das pessoas que não têm acesso à internet. “Faça isso por questão de solidariedade, justiça e esperança, para que possamos cada vez mais avançar na imunização”. O cadastro dever ser feito na plataforma Saúde Digital.

Em aparte, o deputado Queiroz Filho (PDT) reconheceu o trabalho dos prefeitos cearenses. “Os prefeitos têm mostrado esforços e a cada um da população cearense que possa ajudar outras pessoas a se cadastrar”.