Proposição é de José Airton Cirilo (PT/CE). Foto: Secom/Maceió.

Nos dias de hoje, quem já não recebeu ligações onde nada é dito, ou chamadas de telemarketing oferecendo planos, promoções, serviços ou até cobranças de pessoas que você não conhece? Essas são algumas das maiores reclamações registradas em todo o país por órgãos reguladores.

Pensando nisso, o deputado José Airton Cirilo (PT-CE) é autor do projeto de Lei 2272/2021, que tramita na Câmara Federal, com o intuito de tornar obrigatória a identificação do nome do usuário de empresas no chamador nas ligações telefônicas.

Para o parlamentar, muito cresceu a ação de bandidos, que se utilizam de diversos números para tentar iludir cidadãos de boa-fé, muitas vezes se passando por empresas de telefonia, bancos e etc.

“As estatísticas mostram que o número de golpes, como o hackeio de Whatsapp (prática muito comum atualmente), por exemplo, entre tantos outros não para de crescer. Assim, esta proposição prevê que seja obrigatório informarem gratuitamente o nome do usuário de empresas no chamador em ligações telefônicas para celulares, afim de que haja mais segurança e transparência tanto a quem recebe como a quem faz a ligação”, explicou José Airton.