Santana é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: ALECE.

O deputado estadual Fernando Santana (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa cearense, mudou o seu domicílio eleitoral do Município de Barbalha para o de Juazeiro do Norte. Ele não confirma, mas os seus correligionários e amigos afirmam que a mudança foi para lhe garantir o direito de ser candidato a prefeito da terra do Padre Cícero, numa possível eleição suplementar, caso o prefeito Glêdson Bezerra e o vice-prefeito Giovanni Sampaio, ambos filiados ao Podemos, tenham os seus mandatos cassados.

Glêdson e Giovanni já sofreram uma primeira derrota na Justiça Eleitoral de Juazeiro do Norte. Eles tiveram os mandatos cassados por abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral do ano passado. Em grau de recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o processo já recebeu o parecer favorável à decisão do juizado de Juazeiro, pela perda dos mandatos dois dois. Os integrantes do TRE ainda não têm data para julgamento do processo, mas a movimentação política dos seus adversários trabalham para um julgamento rápido.

Da decisão do TRE, a favor ou contra o prefeito e seu vice, ainda cabe recursos para o Tribunal Superior Eleitoral. Além desse processo na Justiça Eleitoral, o prefeito vem sofrendo pressão da Câmara Municipal de Juazeiro, com os pedidos de Comissões Parlamentares de Inquéritos. Ele tem minoria no Legislativo. Por isso a oposição conta como certa a cassação dos mandatos dele e do vice com a consequente realização de eleição suplementar para a escolha dos respectivos substitutos.

Fernando Santana, antes das eleições municipais do ano passado, trabalhou para ser candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, mas foi desaconselhado a prosseguir com o trabalho para solidificar a candidatura em razão dos compromissos do governador Camilo Santana e do senador Cid Gomes, de apoio à reeleição do ex-prefeito José Arnon (ex-PTB). Camilo evitou uma candidatura própria do PT, que estava praticamente certa, e Cid Gomes desautorizou o PDT que fazia oposição a Arnon.

O deputado Fernando Santana não confirma que mudou o domicílio eleitoral para ser candidato a prefeito de Juazeiro no caso da cassação do mandato de Glêdson Bezerra, mas admite que possa ser, assim entendam o governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT).