O autor, Ferreira Aragão, está no lugar do deputado Marcos Sobreira (PDT), que tirou licença parlamentar. Foto: ALECE.

O deputado Ferreira Aragão (PDT), por meio do Projeto de Lei (PL) 251/2021, quer criar a Campanha Estadual de Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia no Ceará, realizado no mês de agosto de cada ano.

A Secretaria de Saúde (Sesa) e a Secretaria de Educação (Seduc) poderão promover ações conscientização do TDAH e a Dislexia, através de seminários temáticos, com informações e estudos sobre o tema, e a divulgação correta de dados sobre diagnósticos/identificação dos transtornos.

Como justificativa ao projeto, Ferreira Aragão quer uma melhor compreensão e reflexão sobre estas doenças, para ajudar crianças e adolescentes nas salas de aula. “Observa-se o quanto compromete o aprendizado dos alunos com os referidos transtornos, sendo imprescindível ações públicas para melhor compreensão e entendimento sobre o assunto, conscientizando a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado”, ressalta o pedetista.

Definições

O parlamentar traz, na matéria, a definição das doenças.

A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de estudantes sem que haja outra alteração (neurológica, sensorial ou motora) que justifique as dificuldades observadas.

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem.

Enquanto que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).