Foto: Reprodução/ Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou uma questão de ordem à Mesa do Senado Federal pedindo que sejam declaradas nulas as deliberações da CPI da Pandemia da última quarta-feira (9).

Ele disse que foi um ”dia triste” na comissão. Para Marcos Rogério, a pauta foi alterada no início da reunião, com ”significantes modificações”, mediante a inclusão de requerimentos de convocação de depoentes e de quebra de sigilos.

O senador informou que chegou a apresentar uma questão de ordem na própria CPI, que foi rejeitada. ”Os trabalhos de qualquer comissão precisam ser transparentes e os senadores precisam de previsibilidade para se prepararem para os atos do colegiado. Senão, corremos o risco de ter quase um juízo de exceção”, disse o senador.

O parlamentar governista diz que o Regimento Interno exige que a pauta, salvo em caso de urgência, seja disponibilizada com antecedência de dois dias úteis. Rogério disse que essas mudanças minam a confiança dos senadores membros e da população com o trabalho da CPI.

Segundo ele, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) não pode alterar a pauta ”de forma arbitrária”, sob o argumento de que tudo é urgente. Essas mudanças repentinas, de acordo com o senador, justificam a anulação dos atos desta quarta. A questão ainda será analisada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Ex-secretário de Pazuello 

Para Marcos Rogério, o depoimento do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco nesta quarta foi ”esclarecedor” e de ”muito conteúdo”. Já para vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, o depoimento desta quarta completou ”uma peça importante no que faltava”, que mostraria a omissão do Governo em relação à aquisição de vacinas contra a COVID-19.

Segundo Randolfe, a prova seria a informação de Elcio Franco de que os vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao uso de máscara não passaram pela análise do Ministério da Saúde. ”Isso nos dá um elemento probatório de que o gabinete paralelo de fato atuou”, declarou.

Fonte: Senado Federal