”Não dá pra continuarmos nessa situação! A CPI tem o papel de dissuadir práticas criminosas como essas do Presidente da República e ele continua a fazê-lo”, afirmou Renan Calheiros. Foto: Senado Federal.

Nesta sexta-feira (18), a CPI da Covid, no Senado Federal, abriu reunião para ouvir os convidados médicos Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso, que são favoráveis ao “tratamento precoce” para COVID-19. Cardoso é apontado como um dos coautores da nota informativa do Ministério da Saúde que dava orientações para “tratamento precoce” da COVID-19.

A votação de requerimentos da pauta desta sexta-feira (18) foi transferida para próxima terça-feira (22).

Logo após as manifestações iniciais, tanto o vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) quanto o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL) fizeram críticas a falas do presidente da República, proferidas na quinta-feira (17) durante sua live semanal, sobre a ”imunização de rebanho”, afirmando que ”ser infectado pelo vírus é mais eficaz do que tomar a vacina”.

Renan Calheiros esclareceu: “Nós chegaremos sábado provavelmente a meio milhão de mortes pela COVID-19 no Brasil e continuamos a ouvir esse tipo de irresponsabilidade”, criticou o relator, se recusando a fazer perguntas aos médicos presentes na CPI.

”Em função desse escarno, desse descaso eu me recuso a fazer hoje, mesmo como relator dessa Comissão Parlamentar de Inquérito, qualquer pergunta aos depoentes”, preferiu o parlamentar. ”Não dá pra continuarmos nessa situação! A CPI tem o papel de dissuadir práticas criminosas como essas do Presidente da República e ele continua a fazê-lo”, complementou.

A atitude do relator, causou revolta nos governistas, Luis Carlos Heinze (PP-RS) fez comparativos e disse que especialistas contrários ao ”tratamento precoce” foram inquiridos pelo relator.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou a ausência de Renan Calheiros (MDB-AL). ”O relator não estar presente pela primeira vez é algo muito feio, que joga contra o trabalho. Embora a gente saiba do viés politiqueiro desta CPI”.

Com informações do Senado.

Veja trecho da fala de Eduardo Girão: