Para o deputado Queiroz Filho, o Ceará está na vanguarda da educação nacional. Foto: ALECE.

Foi aprovado nesta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de Lei do Governo que autoriza o poder Executivo a adquirir e a ceder 28 mil notebooks aos professores da rede estadual de ensino, a fim de assegurar condições para a criação de conteúdos e a prática de atividades necessárias à aprendizagem remota.

Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), os notebooks serão um suporte essencial, mesmo após a pandemia, pois as novas tecnologias passaram a compor o cenário educacional no que diz respeito ao papel do professor, do aluno e da gestão escolar.

Para o presidente da Comissão Educação da Assembleia, deputado Queiroz Filho (PDT), a medida vem ajudar o corpo discente a promover aulas online, uma realidade hoje devido à pandemia.

“A gente precisa lembrar que, infelizmente, essa nova realidade que a gente vive, por conta da Covid, essa forma do ensino híbrido passa a ser uma realidade, e não uma exceção. E muitos professores não tinham essa possibilidade de adquirir esses equipamentos, e agora terão essa facilidade para promover as suas aulas”, explicou o parlamentar ao Blog do Edison Silva.

Queiroz lembrou do papel vanguardista que a educação no Estado tem ocupado nos últimos tempos. “O Ceará sempre teve essa vanguarda na educação. Foi o primeiro Estado da Federação a aplicar os recursos variáveis do ICMS de acordo com os resultados, em uma política muito vencedora. O Governo do Estado já iniciou a distribuição de tablets para os alunos do Ensino Médio, e hoje temos essa questão da distribuição de notebooks para os professores da rede pública estadual”, acrescentou.

Para o vice-presidente do colegiado, deputado Acrísio Sena (PT), “a iniciativa do Governador Camilo faz parte de um árduo trabalho pela qualidade da educação cearense e vem ao encontro dos profissionais da educação nesses tempos de pandemia. Sem dúvida, isso reforça a política exitosa do Ceará, que possui hoje a melhor educação pública do Brasil. Os equipamentos possibilitarão aos professores melhores condições na preparação dos conteúdos de suas aulas e outras atividades pedagógicas tão necessárias a comunidade escolar”.

Com informações da assessoria parlamentar.