O documento de iniciativa do vereador Ronivaldo Maia será encaminhado à rádio Energia 97 FM, de São Paulo, onde Domênico atualmente trabalha. Foto: CMFor.

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram, na tarde desta quinta-feira (10), um requerimento de moção de repúdio ao radialista de São Paulo, Domênico Gatto, por declarações consideradas xenofóbicas proferidas por ele contra o futebol nordestino.

Em transmissão realizada pelas redes sociais, o profissional da comunicação se referiu ao esporte praticado no Nordeste como “lixo” e “porcaria”.

O requerimento, de autoria do vereador Ronivaldo Maia (PT), denomina de “preconceito ultrapassado” as falas de Domênico sobre a estrutura e a qualidade do futebol nordestino. Segundo o petista, os clubes da região “lideram no País com seu protagonismo em campeonatos nacionais e internacionais, equiparando às equipes futebolísticas que, historicamente, sempre estiveram entre os primeiros colocados”.

“Queremos aqui lamentar sobre esse ultrapassado, equivocado e inescrupuloso comentário sobre o nosso futebol que só tem evoluído e conquistado espaços nos campeonatos, pelo fruto do trabalho e esforço de cada atleta que compõe a equipe”, justifica o autor da proposta.

O documento será encaminhado à rádio Energia 97 FM, de São Paulo, onde Domênico atualmente trabalha.

Durante sessão ordinária, o vereador PPCell (PSD) colocou o áudio em que o radialista faz ataque aos times nordestinos e disse repudiar o episódio. “Não podemos chamar esse senhor de profissional. Tem que haver respeito com as torcidas. Eu, como apaixonado pelo esporte, não poderia deixar isso passar”.

Márcio Martins (PROS) chamou o radialista de “antidesportista” e disse que o caso se tratava de um “crime grave de xenofobia”.