Ricardo Salles ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução.

Nesta quarta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro atendeu ao pedido de Ricardo Salles e o exonerou do comando do ministério do Meio Ambiente. No mesmo ato de exoneração, o presidente já nomeou outro ministro: Joaquim Álvaro Pereira Leite, que já era secretário da pasta.

Salles é alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal. Em uma delas, o ministro Alexandre de Moraes determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro, que também foi alvo de busca e apreensão em seu escritório de advocacia. Em outro processo, a ministra Carmen Lúcia abriu inquérito para apurar denúncias de desmatamento ilegal na Amazônia.

A exoneração e a nomeação seguida já foram publicadas no DOU:

DECRETOS DE 23 DE JUNHO DE 2021

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso I, da Constituição, resolve:

EXONERAR, a pedido, RICARDO DE AQUINO SALLES do cargo de Ministro de Estado do Meio Ambiente.

JAIR MESSIAS BOLSONARO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, incisos I e XXV, da Constituição, resolve:

NOMEAR JOAQUIM ALVARO PEREIRA LEITE, para exercer o cargo de Ministro de Estado do Meio Ambiente, ficando exonerado do cargo que atualmente ocupa. Brasília, 23 de junho de 2021; 200º da Independência e 133º da República. JAIR MESSIAS BOLSONARO.

Fonte: Migalhas e ConJur.