Quedas, sufocamentos, afogamentos, atropelamentos, queimaduras, choques elétricos e disparos com armas de fogo são acidentes comuns, segundo Larissa Gaspar. Foto: CMFor

Os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram projeto que institui no município a Semana de Prevenção de Acidentes de Crianças. A medida tem como objetivo alertar a população sobre os diversos tipos de ocorrências que envolvem crianças e ações para evitá-las.

Quedas, sufocamentos, afogamentos, atropelamentos, queimaduras, choques elétricos e disparos com armas de fogo são alguns dos mais comuns, segundo alertou a autora da proposta, a vereadora Larissa Gaspar (PT).

De acordo com o projeto, a campanha se daria por meio de ações como palestras e campanhas institucionais em escolas, universidades, empresas do setor público e privado.

Em todo o mundo, segundo disse, 1 milhão de crianças têm suas vidas interrompidas por causas acidentais anualmente, o que é considerado uma epidemia global, segundo a Safe Kids Worldwide.

No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte das crianças de 1 a 14 anos no país, vitimando 9 meninos e meninas por dia e hospitalizando 12 crianças por hora. Os dados são do Datasus (Ministério da Saúde).

Capacete Elmo

A Câmara Municipal de Fortaleza também aprovou homenagem à equipe responsável pelo desenvolvimento do capacete Elmo, que auxilia pacientes com Covid-19 a respirar. A proposta dos votos de congratulação foi direcionada ao idealizador do produto e superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), Marcelo Alcântara.

“A homenagem é o reconhecimento pelo empenho da equipe de desenvolvedores, que com apoio do governo e de instituições parceiras, resultou no sucesso do produto. O Elmo tem recuperado pacientes de insuficiência respiratória, consequência de complicações da doença em todo o país”, disse a vereadora Larissa Gaspar.