Jair Bolsonaro foi aplaudido em evento após defender a desobrigação do uso de máscara. Foto: Divulgação.

Após falas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendendo a desobrigação do uso de máscara por parte daqueles que já foram vacinados ou contraíram a Covid-19, diversos políticos cearenses se posicionaram contra a possibilidade da medida.

O governador Camilo Santana, em suas redes sociais, afirmou que o uso do acessório “continua absolutamente necessário” e qualquer orientação contrária é “inconsequente e deve ser ignorada”.

Durante evento em Brasília, Bolsonaro disse a seguinte frase. “Acabei de conversar com um tal de Queiroga, não sei se vocês sabem quem é, e ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que foram vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado”.

Logo em seguida, Camilo Santana respondeu:  “Sobre o uso de máscara, continua sendo absolutamente necessário neste momento ainda grave da pandemia. Todos os especialistas afirmam isso. Máscara ajuda a salvar vidas. Qualquer orientação contrária é inconsequente e deve ser ignorada”.

O prefeito de Fortaleza, Sarto, também se posicionou contra as falas do presidente Bolsonaro. Segundo ele, o uso da máscara é mais que autocuidado, “é proteção dos que amamos, é estratégia de prevenção coletiva. Mesmo com o avanço da vacinação, ainda não é seguro essa importante medida”.

“Depois de tudo o que vivenciamos e diante das perdas que ainda estamos sofrendo, insistir em contrariar a ciência é temerário. Chega de negacionismo” – (Sarto)

 

Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) também se posicionou, afirmando que as máscaras são essenciais para defender a vida de todos. “Esse tipo de atitude, que nega todas as orientações da ciência e que politiza de forma irresponsável a pandemia, pode colocar a vida das pessoas em risco, o que custará ainda mais dor e sofrimento“.

“É inacreditável como Bolsonaro joga sempre a favor da morte. Critica as vacinas argumentando que são experiências ainda, mesmo que aprovadas pela Anvisa. Agora, prega contra o uso protetor das máscaras. Genocida”, criticou o senador Cid Gomes (PDT).

A vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar (PT), clamou para que as pessoas continuem fazendo uso das máscaras e mantendo o distanciamento social. “Não escute o genocida. Infelizmente, a pandemia ainda está infectando e matando muito em nosso País”.

“Não tire a máscara! Tire os negacionistas”, protestou o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT).

O vice-presidente nacional do PT, o deputado federal José Nobre Guimarães, afirmou que quem defende a vida usa máscara. De acordo com ele, quem não faz uso do acessório é contra a vida.

O vereador de Fortaleza, Carmelo Neto (Republicanos), por outro lado, foi às redes sociais para defender a posição do presidente Jair Bolsonaro. “Não dá pra confiar na eficácia da vacina e ao mesmo tempo ser contra a desobrigação do uso de máscara para os que já estão vacinados. Ou protege ou não protege”, ironizou.