O pedetista, apesar de não ser membro da CPI, defende apuração de ações do Governo Federal no combate à pandemia. Foto: Agência Senado.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada no Senado Federal, deve ser prorrogada por mais 90 dias. Ao assinar o requerimento de prorrogação, o senador Cid Gomes (PDT), afirmou que “a corrupção descarada precisa ser apurada e punida”, se referindo a indícios de irregularidades na aquisição da vacina indiana Covaxin, pelo Governo Federal.

O pedido de prorrogação, com 34 assinaturas dos senadores, foi feito hoje (29) pelo senador  Randolfe Rodrigues (Red-AP) que é vice-presidente da CPI da Pandemia. A prorrogação é de por 90 dias, o mesmo prazo dado quando da sua instalação. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que o pedido será analisado ao fim do prazo atual da comissão. Essa comissão parlamentar de inquérito tem até o dia 7 de agosto para concluir seus trabalhos (caso não haja prorrogação).

“Assinei o requerimento para a prorrogação da CPI da Pandemia, que está apurando erros e omissões do Governo Bolsonaro no combate à Covid. A omissão e o descaso já estão evidentes, mas ainda há muita coisa para aparecer. A corrupção descarada precisa ser apurada e punida”, disse Cid Gomes.

O pedetista não faz parte do colegiado e nem compareceu a qualquer reunião do grupo nesses últimos dois meses. No entanto, tem sido um dos principais defensores do inquérito, principalmente, no que diz respeito às ações do Governo Federal no combate à pandemia do novo coronavírus no País.

O Ceará tem dois senadores membros da CPI. São eles: o senador Eduardo Girão (Podemos), que tem atuado buscando a responsabilidade de governadores e prefeitos na administração de recursos federais durante a pandemia. Ele, inclusive, foi autor de requerimento para incluir gestores estaduais e municipais nas investigações.

Tasso Jereissati (PSDB) é outro senador cearense no grupo, com atuação mais incisiva contra os atos do Governo Federal no combate à pandemia. Tasso também assinou o pedido de prorrogação da CPI.

Vários outros senadores já se manifestaram em favor da prorrogação. O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse que não se trata apenas da ampliação de prazo, mas da oportunidade de aprofundar as investigações sobre indícios de crimes graves. Os senadores Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE) e Izalci Lucas (PSDB-DF) também manifestaram seu apoio à ampliação do prazo de funcionamento da comissão.