Grupo do prefeito de Maracanaú apoiou a candidatura de Capitão Wagner (PROS) a prefeito de Fortaleza, no pleito do ano passado. Foto: Miguel Martins.

Assim como ocorreu nas eleições municipais  de 2020, o grupo liderado no Ceará pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB), deve estar alinhado com a oposição para o pleito do próximo ano. Atualmente, a sigla tucana faz parte da base aliada em Fortaleza e possui quadros na gestão do governador Camilo Santana.

No ano passado, durante as eleições municipais, o PSDB fez parte da coligação do prefeito eleito, José Sarto, do PDT, em uma coligação formada ainda por PSB, PP, PTB, PL, PSD, Cidadania, Rede e DEM. Apesar do posicionamento da sigla, Roberto Pessoa e seus aliados estivaram ao lado da candidatura de Capitão Wagner (PROS), derrotado no segundo turno do pleito.

Atualmente, dois quadros importantes do PSDB fazem parte do grupo de secretários da gestão do governador Camilo Santana. São eles: Maia Júnior, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Dr, Cabeto, que comanda a Saúde do Estado e é o principal nome, abaixo do chefe do Poder Executivo, no enfrentamento à Covid-19. Cabeto era o vice-presidente do PSDB antes de aceitar o convite do Governo do Estado para assumir a pasta.

A parceria com Wagner e estes representantes do partido deve ser mantida nas eleições gerais do próximo ano, podendo contar com as participações de alguns quadros do PSDB, como o prefeito Roberto Pessoa, a deputada estadual Fernanda Pessoa, Firmo Camurça, o deputado federal Danilo Forte e o ex-governador Lúcio Alcântara. A tendência, no entanto, é que os membros deste grupo deixem a agremiação e ingressem em alguma sigla oposicionista.