O vereador de Fortaleza é um dos principais defensores de Jair Bolsonaro na Ceará. Foto: Reprodução/Youtube.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pretende fortalecer a participação de aliados no Senado Federal e para isso tem articulado com algumas lideranças nos Estados a construção de quadros para as eleições de 2022.

No Ceará, o desejo do chefe do Executivo nacional é lançar o nome do vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PROS), para tentar a única vaga de senador em disputa no próximo ano, dizem bolsonaristas.

O deputado estadual André Fernandes (Republicanos) e Inspetor Alberto estiveram reunidos com o presidente da República onde foi sondada a possibilidade de lançamento do nome do vereador. O republicano é um dos maiores admiradores de Bolsonaro em Fortaleza, inclusive, tem participado de sessões virtuais da Câmara Municipal sempre com uma foto do chefe do Executivo do seu lado.

Alberto também é um dos principais críticos da gestão do governador Camilo, o que pesou na escolha do seu nome para a disputa ao Senado Federal, já que o chefe do Executivo estadual deve, também, se candidatar à vaga. O fato de não perder o mandato, caso seja derrotado nas urnas, uma vez que manterá a cadeira na Câmara de Fortaleza, também é outro ponto a favor do Inspetor Alberto.

Tanto o Inspetor quanto André Fernandes devem migrar para o partido que Bolsonaro se filiará para disputar as eleições do próximo ano. Fernandes, inclusive, deseja ser o presidente dessa futura agremiação no Ceará.

Inspetor Alberto foi eleito vereador nas eleições de 2020 apoiado por André Fernandes. Ele era assessor parlamentar do deputado estadual e ficou conhecido após divulgar vídeo atirando contra uma foto do ex-presidente Lula.