Segundo o IBGE, o desemprego atinge 29,8% dos jovens (18 a 24 anos) no Brasil. Foto: Agência Brasil.

Está em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza projeto de Indicação 490/2021, assinado pela vereadora Tia Francisca (PL), criando a Plataforma Digital do Primeiro Emprego.

A autora chama de “banco de oportunidades” para preparar jovens de 15 a 29 anos a uma inserção no mercado de trabalho através de escolarização, capacitação e incorporação em diversas áreas laborais.

A Plataforma ofertará aos seus usuários a criação de um sistema de e-mails/mensagens de SMS ou WhatsApp, para informar sobre novas vagas e oportunidades de emprego, além de feiras e palestras sobre o mercado de trabalho.

O contato entre o empregador e o empregado poderá ser feito através da Plataforma Digital, como forma de agilizar o emprego.

Justificativa

Com a proposição, Tia Francisca quer diminuir o desemprego entre os jovens fortalezenses, acarretando na diminuição dos índices de violência. O texto também quer aumentar a mão de obra qualificada para os diversos setores econômicos presentes na Capital.

“Como o investimento empresarial em educação e capacitação profissional é bastante reduzido, e ainda é exigida tanta experiência de trabalho sem que sejam oferecidas oportunidades para tanto, o quadro só piora. Assim, faz-se necessário que o Poder Público busque e promova alternativas para propiciar aos jovens iniciantes, uma preparação de qualidade”, cita a liberal.