Vereadores Carmelo Neto e Ronaldo Martins ao lado dos deputados estaduais André Fernandes e David Durand. Foto: Divulgação.

O partido Republicanos tem se tornado uma espécie de refúgio para quadros ligados ao bolsonarismo que não conseguiram se alinhar às diretrizes de outras legendas. Nos últimos meses, alguns nomes, que vão dos filhos do presidente Jair Bolsonaro até vereadores em diversas cidades do País, ingressaram no partido já que o “Aliança Pelo Brasil” não alcançou o número de assinaturas suficientes para ser formalizado.

Pensando na força dessas representações políticas, o Republicanos do Ceará pretende, aumentar a representatividade da legenda na Câmara Federal, em 2022. O presidente estadual do partido, o vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins, tem como meta retornar para a Casa Legislativa de Brasília.

Em 2018, apesar de ter conquistado mais de 101 mil votos, o parlamentar não atingiu o quociente eleitoral para ser eleito. No pleito de 2020, porém, Martins foi eleito o vereador de Fortaleza mais bem votado, com 31.840 sufrágios.

Principal liderança bolsonarista no Ceará, o deputado estadual André Fernandes se filiou ao Republicanos no ano passado. Ele é outro nome da legenda que pretende se candidatar a uma das 22 vagas para a Câmara Federal em 2022. Em 2018, quando da primeira disputa para um assento na Assembleia Legislativa, o parlamentar foi o mais votado do pleito com 109.742 sufrágios.

O vereador Carmelo Neto (Republicanos), também defensor de Bolsonaro em Fortaleza, deve disputar vaga para deputado federal em 2022. Ao Blog do Edison Silva, o parlamentar disse, porém, que o cenário ainda está indefinido, principalmente, na questão partidária. “Quando o presidente Bolsonaro se filiar vamos ter possibilidades mais concretas. Se for para ajudar o grupo, posso ser candidato a deputado”, disse.

A possibilidade de saída de nomes do Republicanos para fortalecimento de uma eventual legenda em que Bolsonaro se filie é algo também colocado no xadrez político do próximo ano. No entanto, no cenário atual a possibilidade é que esses quadros se coloquem como candidatos pela agremiação em que estão filiados.

Além desses, outro que pode ser candidato a deputado federal pelo Republicanos é Deuzinho Filho, vice-prefeito de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Já o deputado David Durand (Republicanos), deve tentar reeleição para a Assembleia Legislativa.