Presidente da Assembleia, Evandro Leitão, criticou o que chamou de politização da CPI. Foto: José Leomar/ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal que investiga as ações e omissões dos governantes durante a pandemia da Covid-19 tem repercutido bastante na Assembleia Legislativa do Ceará.

O presidente, deputado Evandro Leitão (PDT), lamentou que o país esteja carente de uma coordenação nacional para enfrentar a doença. “Basta dizer que em um espaço de aproximadamente 12 meses, nós tivemos quatro ministros da Saúde”, argumentou. Para o presidente, a atuação de alguns parlamentares, como o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), tentando a todo custo incluir gestores estaduais e municipais na CPI, desvirtua as investigações.

“Na medida de que se traz uma pauta como essa, tentando desvirtuar, tentando politizar para que tire um pouco o foco do Governo Federal, nós não estaremos trazendo à tona efetivamente a realidade dos fatos, o que aconteceu, e responsabilizando as pessoas que estiveram e estão à frente de tudo aquilo, desde o início dessa pandemia”, explicou Leitão.

Evandro lembrou da decisão do Ministério Público Federal arquivando ação que investigava o Governo do Estado do Ceará na questão da compra de respiradores e equipamentos para o combate à pandemia. “Estão querendo envolver uma questão nacional, desvirtuando para chegar a prefeitos e governadores. Não que eles não possam ser investigados, mas o próprio Ministério Público Federal deu um parecer isentando de qualquer responsabilidade o governador Camilo Santana, assim como o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, de aquisição de respiradores, aquisição de equipamentos, hospitais de campanha e coisas do tipo”, concluiu.

À disposição

Líder do governo na Casa, o deputado Júlio César Filho (Cidadania) destacou a importância de se investigar. “É importantíssima qualquer tipo de investigação, para esclarecer para a população cearense qualquer dúvida, seja na administração estadual, seja na administração federal ou municipal. Então, é muito bem-vinda essa CPI, para investigar a responsabilidade da ausência de ações, da negligência do Governo Federal em combater em tempo hábil e realizar ações de combate à Covid”, disse.

Julinho também citou o parecer do MPF para isentar o Governo do Estado de críticas. “Aqui no Ceará, esta investigação do Ministério Público Federal apenas reafirma que o governador Camilo Santana preza pela decência, pela honestidade e está à disposição para qualquer esclarecimento”, concluiu.