Efeito da pandemia?

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

O desemprego bate recorde, chega a 14,7% e atinge 14,8 milhões. É o maior número desde 2012. Elevação de 0,8 ponto percentual sobre o último trimestre de 2020 (13,9%). São mais 880 mil pessoas desocupadas, somando 14,8 milhões na fila em busca de um trabalho no país. São a maior taxa e o maior contingente de desocupados de todos os trimestres da série e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Efeito só dá pandemia? Não apenas. Porque a economia não paralisou tanto quanto o esperado. Resultado, quem sabe, dá suspensão das ações de garantia de emprego adotadas ano passado.

A taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2021 foi recorde em sua série histórica iniciada em 2012, no Estado do Ceará, atingindo 15,1%. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta (27) pelo IBGE.

Para quê serve o imposto?

Nesta quinta-feira (27), em Fortaleza e Região Metropolitana, mais de 300 lojas estão comercializando seus produtos com desconto dos impostos embutidos em sua precificação. Iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem de Fortaleza, envolve lojas dos shoppings Iguatemi, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Eusébio, além de lojas da avenida Monsenhor Tabosa e de outros corredores comerciais.

Os descontos, com a retirada a carga tributária, podem chegar a 70%. Mais de mil lojistas participam desta 15ª edição do Dia Livre de Impostos.

Em que pese a grande participação de impostos nos preços ao consumidor final e, também, o movimento positivo de vendas necessário nos momentos de crise como este, vale lembrar que impostos não devem ser transformados nos vilões da novela. São eles que garantem a manutenção do Estado. Governos federal, estadual e municipais dependem da arrecadação tributária para assegurar a estrutura social e prestar serviços de saúde, educação, segurança pública, programas de fomento ao investimento para desenvolver o país, estados e cidades. E tantas outras realizações das esferas governamentais.

Uma reforma tributária está em curso. É preciso que a população exija uma estrutura tributária mais equilibrada, em que os que podem paguem mais do que aqueles que não podem pagar nada.